Idoso de 109 anos vence a Covid-19 após 15 dias internado em Cuiabá

Fonte:

João Daniel dos Santos de 109 anos venceu a Covid-19 e teve alta hospitalar na terça-feira (24) após ficar internado por cerca de 15 dias no Hospital Municipal São Benedito, na Capital. Dos dias de internação, seis deles foram em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). João Daniel já havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

“Isso aí é Deus! Mas, com certeza, a vacina ajuda a preparar o organismo para uma eventual infecção e contribuir para o não agravamento da doença”, disse o médico Giovane Fortuna, que atende no hospital.

A neta de João Daniel, Natália Gomes conta que o avô sempre foi uma pessoa muito ativa e lúcida. Apesar de ter sido fumante durante muitos anos, cultiva outros hábitos saudáveis, como andar de bicicleta e vinha se cuidando para não contrair a doença.

“Ele não teve muitos sintomas, apenas falta de ar. Eu media a saturação dele em casa e vi que estava baixa e o convenci a ir ao médico. Foi uma surpresa para toda a família porque ele fica mais tempo em casa, só sai para pedalar. Não tem aglomeração em cima dele, quando vamos na casa dele é sempre com máscara, com cuidado, mesmo depois dele ter se vacinado. Fizemos o exame de Covid-19 e de todo mundo deu negativo, até o dele. O médico detectou através da tomografia”, relata.

Bem-humorado, o pernambucano nascido em 22 de maio de 1912, ainda falou da enorme vontade de rever os nove filhos e muitos netos.  O enfermeiro André Silva, que há dois anos e meio trabalha no Hospital São Benedito, afirma que João Daniel foi um paciente especial e o mais idoso já internado na unidade, desde o início da pandemia.

“Ele surpreendeu todo mundo porque chegou praticamente já indo para a UTI e, de um dia pro outro, foi lutando, a gente dando aquela força, e ele foi só melhorando, diminuindo o oxigênio via cateter. Começou a levantar, tirou a sonda. É uma pessoa forte, que gosta de se alimentar bem. Pra gente é uma satisfação enorme o ver bem. Aí é que dá mais vontade da gente lutar contra essa doença”, pontuou.

Fonte: Hipernotícias