Idosa morre de coronavírus após três dias internada em Cuiabá; 33ª vítima

Fonte:

Elaine Maria de Souza, 61 anos, foi confirmada como a 33ª vítima do novo coronavírus em Mato Grosso. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Várzea Grande, onde a idosa residia, nesta quinta-feira (21). Ela estava internada desde o dia 18 de maio, no no Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá.

A idosa recebeu os primeiros atendimentos na Policlínica de Verdão em Cuiabá e constatado quadro de pneumonia, foi encaminhada direto para o Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia, onde testou positivo para o novo coronavírus.

Elaine Maria de Souza tinha outras comorbidades como Hipertensão Arterial e Diabetes. Levantamento recente feito pelo Olhar Direto, com base nos dados divulgados pela Secretaria de Saúde (SES), mostraram que pacientes com as duas doenças são os que mais morrem em Mato Grosso em decorrência da Covid-19.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e a Secretaria de Saúde de Várzea Grande, lamentaram o fato. Além disto, reafirmaram a necessidade do distanciamento social daquelas pessoas que podem realizar seus trabalhos em home office e para os que não podem, que façam uso das medidas de segurança como distancia de 1,5 metros entre as pessoas, utilização de máscaras, luvas quando necessárias e de meios de higienização.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (20), 1.090 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Esta foi a 33ª morte no Estado.

Mais da metade dos municípios de MT

A evolução do alcance do novo coronavírus está em forte ascensão no estado de Mato Grosso. É o que mostram os dados divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Em um mês, o número de municípios atingidos passou de 19,85% para 50,35%. O que mais chama atenção é a variação cada vez mais acentuada de uma semana para outra.

No dia 23 de abril o vírus já havia chegado a 28 dos 141 municípios do estado. Uma semana depois, em 30 de abril, quatro novos municípios registram casos confirmados, totalizando 32 municípios. No dia 7 de maio, o vírus já havia chegado a 27,65% dos municípios, 39 no total. Na semana seguinte, o número saltou para 53, até chegar esta semana a 71 municípios.

Desse modo, a variação semanal passou de 2,84 pontos percentuais no final de abril, para cerca de 12,85 pontos percentuais no final de maio. Se o ritmo de disseminação do vírus continuar acelerado dessa maneira, serão necessárias cerca de duas semanas para que Mato Grosso tenha 80% dos municípios com casos registrados.

capture-20200521-091907.png

A projeção vai ao encontro do alerta feito esta semana pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueredo, de que a pandemia estava apenas no começo no estado. “Não dá pra prever o dia do pico. O que posso me arriscar a dizer é que vai continuar crescente o número de casos em Mato Grosso e a demanda pelos leitos hospitalares. Estamos no início de uma pandemia que ainda vai trazer muito desconforto no estado de Mato Grosso e a população precisa acordar”, disse em coletiva de imprensa.

Até o último boletim divulgado pela SES nesta quarta-feira (20), as situações mais delicadas eram de Cuiabá, com 334 casos no total; Rondonópolis, com 99; e Várzea Grande, com 94. Dos 15 municípios com mais casos, a maior taxa de mortalidade, entretanto, está em Cáceres. Por lá, 15% dos infectados faleceram em decorrência da doença. Em Cuiabá, a taxa se mantém em 1,49%; em Rondonópolis, 3,03%; e em Várzea Grande, 4,25%.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (334), Rondonópolis (99), Várzea Grande (94), Barra do Garças (61), Primavera do Leste (44), Lucas do Rio Verde (41), Tangará da Serra (40), Sinop (32), Sorriso (31), Rosário Oeste (30), Confresa (26), Peixoto de Azevedo (20), Cáceres (19), Nova Mutum (17), Jaciara (17), Querência (14), Alta Floresta (10), Tapurah (9), Pontes e Lacerda (9), Mirassol D’Oeste (8), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São Pedro da Cipa (6),  São José dos Quatro Marcos (6), Vila Rica (5), Aripuanã (5), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Campo Verde (4), Poconé (3), Nova Ubiratã (3), Nova Lacerda (3), Ipiranga do Norte (3), Guarantã do Norte (3), Conquista  D’Oeste (3), Campo Novo do Parecis (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Juscimeira (2), Cotriguaçu (2), Canarana (2), Alto Araguaia (2), Acorizal (2), União do Sul (1), Sapezal (1), São José do Xingu (1), São José do Povo (1), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ribeirão Cascalheira (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Novo Mundo (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Jauru (1), Campos de Júlio (1), Bom Jesus do Araguaia (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Alto Boa Vista (1), e residentes de outros Estados (21).

Fontes: Olhar Direto e PNB Online