Humorista ‘viraliza’ com vídeos em locais históricos de Cuiabá

Fonte:

Reforçando o sotaque “cuiabanês”, o humorista Boia Cuiabano passou a fazer vídeos nos diversos pontos turísticos e históricos de Cuiabá. O “Jornal Boia Cuiabano” (JBC) foi uma ideia que começou como brincadeira, mas que caiu no gosto dos quase 17 mil seguidores acumulados no Instagram e em outras redes sociais. Morro da Caixa D’água, Praça Alencastro, Morro da Luz e Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito são alguns dos lugares históricos que servem de cenários para os vídeos de “presentador” e levam história para internautas até do exterior.

Ao site Gazeta Digital, Boia contou que deu continuidade ao projeto atendendo aos seguidores, que gostam bastante dos conteúdos mostrando os lugares históricos da Capital. Isso também ajuda os cuiabanos que moram no exterior a matarem a saudade de cidade natal.

“Comecei por um acaso. Filmei e joguei na rede social. As turma que é cuiabano que é de fora gostou. Tem no Japão que falou: tem 26 anos que moro no Japão e mato saudade vendo (sic)”, disse.

O Instagram, uma das redes sociais que Boia publica diariamente vídeos, soma 16,9 mil seguidores até a publicação desta reportagem. Já no Tik Tok, o humorista mantém quase 20 mil seguidores (19,4 mil). Ele conta com um grande público no Facebookm, a rede social onde começou os trabalhos na internet. Um sucesso!

Veja um vídeo produzido por ele:

Boia divide sua carreira de humorista com as funções de porteiro e entregador. No intervalo entre os trabalhos, ele produz seus vídeos espontaneamente de qualquer lugar em que estiver.

Humorista Boia Cuiabano. Foto: Chico Ferreira

“Trabalho também com a entrega de moto e quando não tem chamada para fazer, vou num lugar, paro e já começo filmar”, contou. Ao passar a mostrar os diversos locais de Cuiabá, também expõe a situação de cuidado ou abandono. A repercussão vez com fosse chamado pela população, por meio dos comentários, a visitar os bairros mostrar alguma situação irregular.

A filha auxilia Boia em algumas gravações, edição e na postagem dos vídeos, pois, segundo o humorista, ele não “manja” muito. “Primeiro vídeo meu, sai “ieu” falando: luz, câmera, ação (risos) (sic)”.

Com o sucesso e o aumento de seguidores, estabelecimentos passaram a convidar Boia para gravação de publicidades.

José Antônio da Costa Bispo, o Boia Cuiabano

Foi na internet que José Antônio da Costa Bispo, o Boia Cuiabano, revelou o talento para o humor. Porém, engana-se quem pensa que Boia idealizou tudo. Aconteceu por acaso. Desde os 11 anos de idade, ele já tirava o riso dos colegas na escola estadual Ulisses Cuiabano onde estudou, principalmente, pelo seu sotaque “cuiabanês carregado”.

“Hoje em dia já não é mais falado o cuiabanês. As turma fica com vergonha de falar. Ieu (sic) nasci com papai e mamãe falando [cuiabano], minhas tia falando, então ieu cresci naquele ritmo”, lembra.

O apelido Boia foi dado quando ele era criança, porque tinha a famosa “barriga d’água”. Sua tia falava que ele parecia uma boia, pela barriga avantajada. Somente em 2018 ele começou no Facebook.

Acumulando mais de 82 mil seguidores nas 3 principais redes sociais, Boia se diz uma pessoa tímida perante as câmeras.

Chico Ferreira

Bóia Cuiabano - humorista

“Agora até que eu consigo mais. Que antes, minino (sic), pra mim fazer um vídeo no centro com o povo oiando pra mim? Era difícil (risos)”.

Sempre fazendo quem está ao seu arredor sorrir e com um largo sorriso estampado no rosto, Boia encanta todos que o conhecem. Para ele, não há separação entre José Antônio da Costa Bispo e Boia Cuiabano. É uma mesma pessoa.

“Onde eu tô, só no meu conversar, as turma já sabem quem que é ieu (sic)”.

Fonte: Gazeta Digital