Nenhum secretário da prefeitura de Brasnorte é tão próximo do prefeito Mauro Rui Heisler quanto Márcio Cândido da Silva. Também não existe ninguém com mais poder e capacidade de influência na gestão municipal que Cândido.
O prestigio, a força política e a sólida relação de amizade que mantém com Heisler explicam porque a ele foi entregue a chave dos cofres da prefeitura. Aliás, escolhido para fazer a gestão da secretaria de Finanças. Marcio cuida da arrecadação e controla os gastos, libera pagamento para fornecedores e supervisiona a movimentação financeira de outras secretarias. É o homem forte de Mauro.
Antes de ser prestigiado com a pasta das finanças, Márcio trabalhava como técnico de informática, levava uma vida modesta em sua ‘humilde residência’, compartilhava sua rotina de frugalidade nas redes sociais e era visto com frequência em ambientes frequentados pela população.
Depois que se tornou o homem das finanças da prefeitura, Marcio Cândido não demorou para se afastar daquela existência simples, regrada a dificuldades e privação. Essa mudança radical de padrão de vida intrigou e continua a intrigar os moradores de Brasnorte. Nas ruas, nos bares e, eventualmente nas redes sociais, uma pergunta ainda sem resposta desperta a imaginação de muita: “de onde surgiu a fortuna que o homem de confiança de Mauro ostenta?”.
Carros sofisticados, lancha de luxo, viagens, imóveis na cidade, propriedades rurais e um formidável rebanho de gado de corte formam um colossal e reluzente signo presuntivo de riqueza. Esses sinais externos de prosperidade chamam a atenção e despertam a curiosidade da população de Brasnorte. Claro, ninguém suspeita de nada.
É possível que Cândido tenha recebido uma herança ou tirado a sorte grande na loteria ou que seja um “Midas do Chapadão” e tenha encontrado a formula mágica de multiplicar em escala geométrica seu salário e ampliado sua fonte de renda.
Márcio não é um cidadão qualquer. Em fevereiro de 2018, o deputado petista Valdir Barranco reconheceu as habilidades de Márcio no mundo das finanças e o premiou com uma Moção de Aplausos. Bravo, bravíssimo! Justa homenagem!!
A ascensão social e financeira desperta inveja e ciúmes, entre outros sentimentos menos nobres. A afinidade de Márcio com o prefeito Mauro Rui e sua visível prosperidade deixaram os invejosos e enfurecidos, que continuam a fazer de tudo para reduzir o brilho da luz do homem das finanças.
Os estrategistas políticos e colaboradores de Mauro Heisler, que tenta a reeleição, proibiram Marcio de colocar os pés no comitê de campanha. Ele também não pode se manifestar sobre política nas redes sociais. E mais: não deve visitar a casa do prefeito e muito menos aparecer em público com ele. O pretexto seria para evitar desgaste ao prefeito em sua campanha por um novo mandato.
Márcio Cândido, que habita as sombras do poder político de Brasnorte, baixou o flap e entrou no modo Stand By. Ele praticamente desapareceu da cidade. Questionado sobre o paradeiro e talento de seu secretário de Finanças, o prefeito Mauro Rui Heisler se limita a dizer que ele não vai continuar no cargo a partir de janeiro do próximo ano. Quanto a isso, não há menor dúvida!!!