Um homem foi condenado a mais de 23 anos de prisão na segunda-feira (27) por matar a tiros o cobrador de transporte complementar Pedro Henrique de Albuquerque por R$ 1 no Santos Dummont, parte alta de Maceió, em 2007. O júri ocorreu no Fórum da Capital e conduzido pelo juiz Geraldo Amorim.
Quando o crime aconteceu, há 16 anos, o jovem tinha 19 anos e trabalhava na linha que vai de Maceió a Campo Alegre, o réu José Severino da Silva, que foi condenado, também era cobrador de transporte complementar e se revoltou porque Pedro Henrique cobrava o valor da passagem R$ 1 mais barato que ele.
Em depoimento, o réu alegou legítima defesa. Entretanto, durante as investigações, ficou comprovado que apenas José Severino tinha arma de fogo no momento do crime. A vítima foi morta a tiros enquanto trabalhava, na presença de várias pessoas.
Segundo o Ministério Público, o réu já respondia por homicídio qualificado. Ele foi condenado por crime de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil, e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Por José Severino ser considerado perigoso, o juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal da Capital, decidiu pela manutenção da prisão do réu. O magistrado afirmou em sentença que a liberdade do réu deveria permanecer sacrificada devido às condições em que o crime aconteceu, pois mostram a necessidade da manutenção da prisão preventiva como forma de garantia da ordem pública.
Fonte: G1 AL/Estadão de MT