Dez galos utilizados em rinhas foram resgatados pela Polícia Civil nesta sexta-feira (04), no Parque do Lago, em Várzea Grande. O proprietário dos animais, um homem de 32 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos, caracterizado pela prática de rinhas, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.
De acordo com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), uma denúncia alertou para a existência de animais engaiolados, em espaços pequenos e com características de preparação para brigas, evidenciado pelo corte das esporas, em alguns exemplares.
Com base na denúncia, os policiais da Dema foram até o local, onde constataram a veracidade dos fatos. As aves estavam na casa, em gaiolas de metal inadequadas para manutenção dos animais.
No local, ficou caracterizado o funcionamento das rinhas de galo. Foram apreendidas 5 gaiolas, 4 colchões vermelhos, utilizados como área de combate, um timer característico para cronometragem de rinhas, além de apetrechos como luvas, tesouras e medicamentos, utilizados para preparação dos animais para os combates.
As aves que estavam na residência foram resgatadas e serão encaminhadas para uma casa de reabilitação de dependentes químicos, onde viverão soltas na área da clínica. O suspeito foi conduzido à Dema, onde foi interrogado pelo delegado Guilherme Pompeo e autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais. (Fonte: Gazeta Digital)