Grupo Flor Ribeirinha encerra turnê internacional na Torre Eiffel

Fonte:
Foto: Divulgação/Eduardo Andrade/Slum

O grupo Flor Ribeirinha encerrou, nesta semana, sua turnê internacional pela Europa, onde participou de festivais de folclore na Bélgica e na França. A última apresentação de siriri foi realizada na praça da histórica Torre Eiffel, na segunda-feira (7).

Antes de chegar à capital francesa, o grupo encerrou sua participação no Festival de Saint-Malo, cidade portuária na Costa Esmeralda do Canal da Mancha. Além dos palcos, o Flor Ribeirinha também esteve em praças, escolas, abrigos e em desfiles pelas avenidas principais das cidades, como parte da programação dos Festivais de Folclore.

O diretor artístico e coreógrafo Avinner Augusto frisou que o Flor Ribeirinha preparou para a turnê um repertório cuidadosamente selecionado, que mesclou tradição e inovação. Na sua avaliação, o grupo reafirmou o seu compromisso com a excelência artística e com a promoção da diversidade cultural do país, mostrando toda a riqueza das tradições populares brasileiras.

“Apresentar a nossa arte na Europa, foi muito emocionante, e vimos como a beleza da cultura brasileira mexeu com as emoções das pessoas em lugares tão distantes, pois a dança é universal”, concluiu.

Para o coreógrafo Miro-Altamiro Barcelos, que acompanhou o grupo na turnê, a preparação dos dançarinos exigiu muita dedicação e disciplina, com inúmeros ensaios no quintal, na região do São Gonçalo Beira Rio. “O empenho de cada pessoa que carrega a identidade do grupo foi fundamental. A turnê representou uma grande conquista artística para os integrantes do grupo. Todo o trabalho na Europa gerou um resultado surpreendente”.

A fundadora do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, destacou que a turnê foi uma grande oportunidade para mostrar que a cultura brasileira é vista e valorizada, principalmente a de Mato Grosso.

“O Siriri sempre será o nosso carro-chefe. As saias rodadas, o ritmo frenético da dança e o repertório musical chamaram muita atenção. Através do Siriri, destacamos a história, a tradição e a religiosidade do nosso povo ribeirinho. Apresentamos nos palcos, a nossa tradição com muito carinho e alegria”, disse ela, emocionada.

A realização da turnê contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e de empresas mantenedoras do trabalho do grupo Flor Ribeirinha. (Repórter MT)