Governo vai entregar dois hospitais estaduais nos seis primeiros meses de 2025

Fonte:

O governo do Estado deve entregar duas obras de hospitais no primeiro semestre de 2025, conforme informou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta sexta-feira (20), durante evento de entrega da duplicação de trecho da BR-163, em Nova Mutum (242 km de Cuiabá). O Hospital Central, que já tem 95% das obras concluídas e está em fase de adequação dos equipamentos, é um deles. O outro é o Hospital Regional de Alta Floresta (790 km de Cuiabá), onde as obras estão adiantadas.

Gilberto contou que os Hospital Central, na Capital, está na fase de acabamento e ajustes de aparelhagem. Segundo ele, adequações estão sendo feitas na estrutura para instalar equipamentos, como tomógrafo, de ressonância magnética, de Unidade de Terapia Intensiva, conforme as especificações da empresa que venceu a licitação.

“Nesse momento nós estamos lá, com a Siemens, que ganhou a licitação, trabalhando para instalar os equipamentos e fazendo as adaptações, e nós estamos trabalhando para vencer todos os desafios para colocar esse hospital para funcionar com certeza neste primeiro semestre, agora. E é a maior vontade de todos nós, do governador e minha. Não tenho dúvida que é o projeto mais importante da Saúde de Mato Grosso, e tenho certeza de que, quando entregar, a população vai perceber isso”, comentou.

Já quanto à unidade regional de Alta Floresta, é a única em meio as quatro que estão em obras que será entregue no próximo ano, ainda no primeiro trimestre, segundo o secretário. Ele disse que o hospital está com as obras adiantas, já os demais, de Tangará da Serra, Araguaia, em Confresa, e em Juína estão com os andamentos mais lentos. De acordo com o secretário, isso se dá porque Mato Grosso é um estado onde muitas obras estão em curso, o que resulta é falta de mão de obra, o que impede o cumprimento do cronograma.

“Infelizmente, não estão nos prazos com as obras. Seria bom se as construtoras conseguissem performar na velocidade da nossa necessidade, mas não é o que ocorre. Tem alguns que estão dentro do cronograma, como é o de Alta Floresta, que está mais adiantado, já fica pronto no primeiro trimestre do ano que vem, mas os outros estão um pouco atrasado. Mas todos estão programados para finalizar as obras em 2026”, assegurou.

Fonte: Leiagora