O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, publicaram no Diário Oficial a suspensão de visitas e restrição de acompanhantes nas unidades hospitalares sob a gestão do Estado. A portaria foi assinada na segunda-feira (24) e publicada nesta terça (25).
A portaria leva em consideração o novo surto de casos de covid-19, assim como da Influenza H3N2 e outras síndromes gripais, que lotam as unidades de saúde.
No documento, o governo cita dados do dia 18 de janeiro, quando estavam confirmados 582.373 casos confirmados da Covid-19 e 14.144 óbitos. Além disso, haviam 131 internações em UTIs e 138 em enfermarias públicas. Isto é, taxa de ocupação em 68,59% para UTIs Adulto e em 28% para Enfermarias Adulto.
A partir de agora estão suspensas as visitas a pacientes internados nas seguintes unidades: Hospital Regional de Sorriso, Hospital Regional de Colíder “Masamitsu Takano”, Hospital Regional de Sinop “Jorge de Abreu”, Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Carlos Souto Fontes”, Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin”, Hospital Metropolitano “Lousite Ferreira da Silva”, Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella” e Hospital Estadual Santa Casa.
A presença de acompanhantes aos pacientes internados só será permitida nos casos previstos em lei, ou seja, a crianças, idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). O revezamento de acompanhantes só é permitido “em casos extremamente necessários”.
A norma já está valendo e cabe a cada unidade de saúde aplicar e monitorar seu cumprimento.
Fonte: Repórter MT