Sete aeroportos de Mato Grosso estão na lista dos 50 do país que serão leiloados pelo programa AmpliAR do governo federal, que visa a privatização e modernização de aeródromos regionais.
Estão previstas as concessões para iniciativa privada dos aeroportos localizados em: Aripuanã, Juína, Cáceres, Tangará da Serra, Canarana, Porto Alegre do Norte e Primavera do Leste.
A informação foi divulgada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nessa quinta-feira (16).
Ao todo, leilões de 50 aeroportos e/ou aeródromos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste fazem parte da primeira fase do projeto AmpliAR.
Conforme divulgado pelo governo federal, a expectativa do Ministério é que os leilões ocorram no primeiro semestre de 2025. O edital do programa deve ser lançado entre março e abril.
Estima-se que mais de R$ 5 bilhões sejam investidos pela iniciativa privada, beneficiando até 100 aeroportos regionais.
O programa tem como objetivo atrair investimentos privados para melhorar a infraestrutura, conectividade e gestão de terminais de regiões estratégicas.
Todos os aeroportos incluídos no AmpliAR foram definidos a partir das necessidades identificadas no Plano Aeroviário Nacional (PAN).
O programa permite a contratação simplificada das atuais concessionárias que atuam no país para administrar a operação de 102 aeródromos considerados estrategicamente importantes, mas de baixo interesse comercial. Veja lista por estado:
- Acre: 2;
- Amazonas: 15;
- Pará: 11;
- Rondônia: 4;
- Tocantins: 1;
- Mato Grosso: 7;
- Maranhão: 3;
- Piauí: 1;
- Pernambuco: 3;
- Bahia: 3.
Fonte: Primeira Página