Governo Federal determina que Exército, Marinha e Aeronáutica ajudem no combate aos incêndios do Pantanal

Fonte:

O Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, determinou nesta sexta-feira (28) que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica apoiem às ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Neste ano, mais de 680 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma que abrange os dois estados.

Ainda em 2024, mais de 3,4 mil focos de incêndio foram registrados em todo o Pantanal. O número é 2000% maior do que o de 2023, quando 157 focos de calor foram detectados.

A portaria assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, estabelece que sejam disponibilizados seis helicópteros, dois aviões e embarcações para transporte de militares e brigadistas, além de equipamentos como rádios, rastreadores via satélite e antenas de internet.

Ao todo, o investimento previsto é de R$ 60 milhões para o apoio.

Ainda de acordo com a portaria, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) também deve apoiar a operação com o “fornecimento de imagens de sensoriamento remoto, dados de interesse e equipamentos de comunicação”.

Queimadas no Pantanal

Ao g1, o biólogo Gustavo Figueirôa, do Instituto S.O.S Pantanal, informou que, somente neste ano, mais de 620 mil hectares do Pantanal já foram consumidos pelo fogo, sendo 480 mil hectares em Mato Grosso do Sul e quase 150 mil, em Mato Grosso. Junho é o mês que mais registrou focos de incêndio.

Por causa da situação no Pantanal, o Corpo de Bombeiros informou que as queimadas estão proibidas até dezembro. Já o governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por causa do bioma.

O ICMbio comunicou que não há nenhuma probabilidade de usar fogo na região do Pantanal, inclusive a queima prescrita, já que “qualquer ignição é catastrófica”. O período proibitivo começou a valer há uma semana.

Antes e depois do fogo no Pantanal em 2024. — Foto: Reprodução

Antes e depois do fogo no Pantanal em 2024. — Foto: Reprodução

O bioma

O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:

  • 🌱3,5 mil espécies de plantas
  • 🐟325 espécies de peixes
  • 🐸53 espécies de anfíbios
  • 🐊98 espécies de répteis
  • 🦜656 espécies de aves
  • 🐆159 tipos de mamíferos

Onça-pintada, jacaré, tuiuiú, ipês, jacarandás e entre outros integrantes representam o Pantanal. Além disso, ele atua como regulador natural de enchentes, porque absorve e armazena água durante períodos chuvosos.

O Pantanal também funciona como um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente 3 milhões de pessoas, no Brasil, Bolívia e Paraguai.

Fonte: G1 MT