
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou que um dos estudos que vêm sendo feitos pelo governo refere-se à distribuição do medicamento Mounjaro na rede estadual de saúde. Questionado, Gilberto explicou que, apesar de ser uma questão exclusiva do município por enquanto, tal possibilidade vem sendo examinada como uma forma de combate à obesidade e à diabetes. O anúncio foi feito durante a inauguração do Hospital Central, na tarde dessa sexta-feira (19).
“O Governo do Estado estuda sim a possibilidade de implantar o protocolo do Mounjaro, um protocolo muito rigoroso, muito bem estruturado, mas isso não pode ser populismo. Nós não podemos sair por aí falando que vamos fazer uma distribuição bastante cara, que vai requerer ao Governo do Estado um investimento substancial para o Ministério da Saúde, que ainda não incorporou o fornecimento desse medicamento na rede pública. […] Porém, eu posso adiantar que nós estamos fazendo estudos para isso”, pontua o secretário.
Quanto às cirurgias bariátricas, Gilberto revela que o procedimento é o que, atualmente, tem uma das maiores filas no estado, chegando a cerca de 1.500 pacientes na espera.
O secretário explica que, na tentativa de reduzir esse número, a cirurgia foi inclusa no programa Fila Zero, para que qualquer município do estado possa contratar o serviço na rede privada, que será financiado pelo governo. Gilberto reforça que o procedimento não será retirado do programa até que a fila seja zerada, assim como outras cirurgias. (RD News)




