O Governo de Mato Grosso terá mais R$ 200 milhões para tocar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), paradas desde dezembro de 2014.
O recurso foi liberado pela Caixa Econômica Federal (CEF), após solicitação de empréstimo realizada pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
Com o novo aporte, o Governo passa a ter disponível R$ 400 milhões para aplicação no modal. Isso porque, o Estado já dispunha de outros R$ 200 milhões em financiamentos aprovados pela Caixa.
Apesar da liberação do dinheiro, o impasse quanto à retomada das obras continua. Pelas contas do Governo, com base em auditoria feita pela empresa KPMG, seriam necessários mais R$ 602 milhões para conclusão do VLT.
No entanto, o Consórcio construtor quer R$ 1,3 bilhão, o que vem impossibilitando uma negociação. Mesmo diante do cenário, o Estado busca meios de obter o montante que considera necessário para recomeçar os trabalhos de implantação dos trilhos do Veículo Leve Sobre Trilhos.
Há mais de um ano o contrato do modal está suspenso pela Justiça Federal a pedido do Estado e ministérios públicos Estadual e Federal, devido a problemas na entrega das obras, como prazos e qualidade, além dos valores pagos ao consórcio responsável pelos serviços. “Hoje, o contrato do VLT está judicializado e a Secid aguarda uma solução para poder tocar a obra”, disse o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto.
Na tentativa de destravar a situação e dar continuidade à obra, o Governo do Estado, com aval do Judiciário federal, deu início a uma rodada de negociações com o Consórcio VLT, à frente do projeto.
No entanto, ainda não foi possível a chegar um consenso. O prazo concedido pela Justiça Federal para as tratativas terminam no dia 1º de julho. Porém, o Governo continuará atuando para conseguir concluir a obra.
O orçamento inicial para construção do VLT entre Cuiabá e Várzea Grande é de R$ 1,477 bilhão. Até agora, o governo já desembolsou R$ 1,066 bilhão e seriam preciso mais R$ 600 milhões para terminar, segundo consultoria da KPMG, contratada pelo Estado. O volume financeiro até agora é de R$ 400 milhões.
A intenção do governo estadual é concluir o VLT em sua totalidade. Composto por duas linhas (Aeroporto – CPA e Coxipó – Porto), com total de 22 quilômetros, o primeiro trecho a ser terminado será do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até bairro do Porto, em Cuiabá, chegando depois ao bairro CPA.