Governador avisa: ‘Se for foragido da Justiça, vaza de MT! câmeras vão identificar’

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União) subiu o tom com criminosos foragidos da Justiça e afirmou que eles estão com os dias contado dentro do Estado.

Isso porque, Mendes anunciou que colocará câmeras de segurança equipadas com tecnologia de reconhecimento facial em pontos estratégicos, com grande movimentação, em todo Estado.

“Vamos ter câmeras com reconhecimento facial aí… Quem for procurado pela polícia, vaza de Mato Grosso! Porque não vai poder entrar numa farmácia, no estádio [de futebol], em shows, não vai poder ir em eventos… Porque se ele for lá, vão pegar ele!”, disse o governador em podcast da Aprosoja.

“Vão descobrir que ele está lá, [o equipamento] vai apitar [para a equipe de segurança pública] e ele vai ser pego”, completou.

O Governo do Estado anunciou recentemente a aquisição de mais de 10 mil câmeras por meio do programa Vigia Mais MT. Atualmente, quase 15 mil câmeras – sem a tecnologia – fazem o monitoramento em diversas cidades do Estado.

“Nós estamos investindo em tecnologia, porque é uma forma de você prestar o melhor serviço sem aumentar muito a despesa”, afirmou Mendes.

A tecnologia de reconhecimento facial será utilizada para “escanear” e cruzar imagens de suspeitos com bancos de dados criminais, facilitando a identificação e localização de procurados pela Justiça, como já é utilizado em outras cidades do País.

Em Mato Grosso, a tecnologia já foi utilizada no Réveillon em Chapada dos Guimarães onde 10 pessoas foram presas por conta de câmeras de reconhecimento facial.

Veja trecho da entrevista: