Uma ponte de livre comércio entre Brasil e China pode se consolidar com a instalação da Sinomach Hainan Development Co na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), de Cáceres. O CEO e o diretor da empresa virão a Mato Grosso em dezembro para avaliar a viabilidade do negócio.
“O CEO e o diretor operacional da empresa deve ir agora em dezembro para o Mato Grosso, eles têm intenção e foi colocado essa essa possibilidade de Cáceres, trazendo viabilidade para ZPE de Cáceres, que é um dos dilemas aí que o Mato Grosso vive alguns anos, com todo mundo dizendo que a ZPE não sairia”.
A declaração é do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que participou dos diálogos com a empresa na missão à China, acompanhando o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, principal articulador da vinda da empresa para Mato Grosso.
A Sinomach é uma das 500 maiores empresas da China e está localizada no Porto de Livre Comércio de Hainan. Dessa forma, com um escritório na ZPE de Cáceres ela garantiria uma ponte internacional de isenções fiscais.
O principal negócio da empresa em Mato Grosso seria o financiamento, instalação e construção de armazéns para grãos, setor no qual há demanda reprimida em Mato Grosso. Contudo, ela também pode adentrar na área de soluções tecnológicas para o agronegócio, através de parcerias, como a já anunciada com a empresa cuiabana Icinque Tecnologia Ltda.
“Uma das coisas que nós antecipamos muito e que está prestes a acontecer, e aí a gente tem que louvar aqui a iniciativa e o protagonismo secretário Cesar Miranda, foi no sentido de trazer a Sinomach, que é uma das maiores empresas do mundo e máquinas pesadas agrícolas, armazenagem e também no comércio de grãos”, disse Diego.
Fonte: Leiagora