João Lucca Massoni, um estudante cuiabano de apenas 13 anos, foi aprovado no vestibular de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic). A prova foi realizada em novembro, e o resultado final saiu em janeiro, com 510 candidatos concorrendo a 51 vagas disponíveis.
A decisão de fazer o vestibular surgiu de forma despretensiosa. Segundo a mãe, Renata Massoni, a intenção era apenas avaliar o desempenho de João na redação. O menino, diagnosticado com superdotação, precisa constantemente se sentir estimulado e a redação é um dos seus principais desafios atualmente.
“Seja um desafio para desenhar, seja para desenvolver uma habilidade de pintura, para tocar um instrumento, para ler, para estudar. Ele sempre pede alguma coisa a mais. Fica inquieto, incomodado. É como se tivesse faltando alimento para o cérebro”, conta Renata ao esclarecer que nunca houve de fato a intenção de que o filho iniciasse uma faculdade nesta etapa da vida.
Apesar da aprovação, João também afirma que em nenhum momento pretendeu iniciar a graduação tão jovem. Ele está no nono ano do ensino fundamental e já passou por acelerações escolares devido à sua alta capacidade de aprendizado. “Eu pedi para avançar um ano porque não estava gostando muito da parte social da escola anterior. Além disso, me sinto entediado quando os conteúdos são repetidos muitas vezes”, explicou.
Além do interesse acadêmico, João Lucca é apaixonado por música e passa as tardes tocando guitarra e piano. Ele também se destaca por ter um raciocínio acelerado, o que, segundo a mãe, pode gerar desafios na socialização. “Às vezes, ele sente que pensa diferente dos outros colegas, e isso pode afastá-lo socialmente. Mas buscamos sempre equilibrar as necessidades dele com o convívio escolar e social”, disse Renata.
A família não tem planos de matriculá-lo na universidade agora. “Queremos que ele viva cada fase da vida com equilíbrio. O vestibular foi um desafio, algo para estimular o aprendizado dele, mas ele ainda precisa amadurecer para enfrentar um ambiente universitário”, destacou a mãe. (PNB)