Garis ameaçam paralisar coleta de lixo em Cuiabá no dia 30

Fonte:

A população, que já enfrenta a falta da coleta de resíduos sólidos, pode ter o problema agravado nos próximos dias.

Isso porque trabalhadores da Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, ameaçam paralisar suas atividades na próxima segunda-feira (30).

A categoria cobra melhores condições de trabalho e pagamento de direitos trabalhistas, como o FGTS.

Caso as reivindicações não sejam atendidas e não havendo acordo até a sexta-feira (27), os trabalhadores prometem parar as atividades por tempo indeterminado, até a situação seja regularizada.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana, Zeladoria e Conservação de Áreas Públicas de Mato Grosso (Sindilimp), Wenderson Alves, as atuais condições de trabalho são precárias e a frota está sucateada.

Com isso, os garis correm risco de acidentes por conta de problemas nos freios e a falta de manutenção. Além disso, a categoria também opera com número reduzido de funcionários. “Caminhões saindo com apenas dois garis quando deveria ser três, conforme a convenção coletiva”, diz.

Os funcionários pedem ainda a extinção dos turnos fracionados, sendo estabelecidos dois turnos, sendo o diurno às 6 horas e noturno às 18h. “Esses horários prejudicam a saúde dos coletores e a categoria pede que coloquem apenas dois horários”, cobrou.

A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) informou que está realizando os repasses financeiros regularmente para a empresa Locar – Serviços Terceirizados e que, referente aos pagamentos de benefícios previdenciários e direitos do trabalhador, como é o caso do FGTS, a responsabilidade administrativa é inteiramente da empresa prestadora de serviço.

Fonte: Diário de Cuiabá