Galeria fotográfica revela transformações de Cuiabá através do tempo

Fonte:

Três séculos se passaram e a cidade se transformou. Algumas das estruturas arquitetônicas ainda estão de pé e revelam sinais do tempo. Já outras foram demolidas e dão espaço para prédios e avenidas que antes eram feitas de paralelepípedos e que agora seguem asfaltadas.

Entre as principais avenidas ou ruelas, carros de boi, cavalos e o bondinho puxado com a força de burros, deixaram de ser o transporte principal. Com o tempo, chegaram os primeiros carros mecânicos. A rotina da cuiabania seguiu mudando junto aos ruídos da cidade. Se antes se ouvia mais pássaros e o galope das cavalarias. Hoje são buzinas, som de motores e outras modernidades.

O RDNews fez uma galeria com imagens da Capital para mostrar o antes e depois de vários pontos da cidade. A nostalgia é grande – veja vídeo.

No registro feito em 1940, um menino atravessa a rua com dois bois em um ritmo pacato, em frente ao Palácio da Justiça e próximo ao Arquivo Público. Na hora da fotografia, ele olha para a câmera e é “congelado no tempo” bem no meio da Avenida Getúlio Vargas para chegar a Comandante Costa. Hoje, o fluxo de carros é acelerado, mas o cenário é bastante semelhante.

O arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Correa em 1928 posou para outra fotografia com o presidente de Estado Mário Correa da Costa em frente à Igreja Bom Despacho. Em uma foto atual, as características neogóticas continuam chamando a atenção dos fiéis e de outros curiosos que passam próximo ao local. Esta igreja é uma réplica da igreja Notre Dame de Paris, na França. Em Cuiabá foi uma das primeiras a serem erguidas, no século 18, e recebeu uma restauração do governo em 2014.

Na manhã ensolarada de 6 de agosto de 1941 um carro modelo chamado “Lockeed” atravessou o presidente da República Getúlio Vargas passando pela Avenida Getúlio Vargas. O presidente havia pousado na Capital em um Campo de Aviação e foi recebido pelo representante federal do Estado, Júlio Müller naquele dia.

Era uma comitiva de carros com uma quantia de automóveis jamais vista pela população. Para cada carro que atravessou a avenida, mil habitantes. Ao todo, 50 mil pessoas se fizeram presente. Hoje, ambas as avenidas de Cuiabá seguem movimentadas e nelas trafegam milhares de carros por dia.

Fonte: RD News