É hora de pegar de volta o casaco e o cobertor para enfrentar uma nova frente fria que chega à Baixada Cuiabana neste fim de semana. As temperaturas podem baixar até os 14°C no domingo. Isso devido a uma massa de ar polar que os meteorologistas estão classificando como a mais forte onda de frio do ano.
A mudança já estava prevista e foi confirmada pelo Instituto Climatempo e pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe). O frio avança da região Sul para o Sudeste e o Centro Oeste do Brasil, atingindo parte de Mato Grosso com força na semana que vem, que pode ter mínima de 12°C. Em Chapada dos Guimarães, a mínima pode chegar a 11°C, com a sensação térmica de mais frio.
Nesta sexta-feira (24), o Climatempo mostra que os termômetros não devem passar dos 31°C em Cuiabá. A mínima, às 6h, foi de 22°C. A queda na temperatura deve ser acompanhada de pancadas de chuva à tarde e muitas nuvens no céu à noite.
O sábado (25) deve amanhecer com garoa. Às 6h da manhã, a temperatura será de 19°C. A máxima do dia fica em 24°C. O dia terá manhã chuvosa, com o sol entre as nuves durante a tarde. À noite, mais garoa na Capital mato-grossense.
Já o CPTEC traz mínima de 14°C no domingo, com máxima de 26°C. Também é grande a chance de ser um dia com garoa pela manhã e à noite.
É na segunda (27) e na terça-feira da próxima semana que o cuiabano, e os moradores das cidades vizinhas, vão sentir mais essa “era do gelo”. As mínimas ficam entre 12°C e 15°C. E a temperatura máxima só chega a 31°C na sexta-feira. Sete dias de frio em Cuiabá.
Fonte: Repórter MT