Fórum Pró-Ferrovia cobra Rumo sobre chegada de trilhos a Cuiabá

Fonte:

O presidente do Fórum Pró-ferrovia e secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, afirmou, em entrevista ao RD News, que a implantação da ferrovia em Cuiabá deve ser a prioridade da empresa Rumo nos próximos meses, já que o projeto da primeira parte da ferrovia, de Rondonópolis até Juscimeira, já foi concluído e recebeu as autorizações ambientais. O Fórum cobra uma resposta da empresa sobre essa etapa da obra.

A estrutura ferroviária chegará até a Capital por meio da extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá e Lucas do Rio Verde.

Conforme explica Francisco, a ferrovia já está autorizada para que saia de Juscimeira e abra dois braços, um que vai subir para Campo Verde, Nova Mutum, e Lucas do Rio Verde; e outro que vai para Cuiabá. A Rumo já apresentou os projetos executivos até essa bifurcação e agora tem que apresentar um projeto executivo a partir dos 70 km.

“As obras da Ferrovia Senador Vuolo é uma realidade, já transporta 25 milhões de toneladas entre Rondonópolis até o Porto de Santos (SP). Agora foram liberadas duas autorizações ambientais para que ela avance. Um viaduto está sendo construído sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis, e as autorizações ambientais já foram dadas para 70 km, de Rondonópolis até Juscimeira. Agora, a Rumo precisa apresentar os estudos desse projeto executivo a partir dos estudos de Juscimeira para Cuiabá. O que nós queremos é o compromisso da Rumo”, afirmou.

Divulgação

Rumo Log�stica - ferrovia - trem - trilhos

Segundo Vuolo, o Fórum Pró-ferrovia, fará um manifesto por escrito, pedindo um posicionamento da Rumo quanto a isso. “Nós não vamos esperar a ferrovia ser construída até Campo Verde para então começar até Cuiabá, isso é inadmissível, até porque o contrato assinado prevê que a ferrovia chegue a Cuiabá em 5 anos. Se ela for para a direita para depois descer para cá, não vai cumprir o prazo”, disse.

Conforme o secretário explicou, a ferrovia impactará em uma logística mais adequada e um frete mais barato, que irão atrair novas plantas e novos investimentos na Capital.

“Quanto mais rápido tivermos o desenho da ferrovia em Cuiabá consolidado, já no papel, mais rápido novos empreendedores virão a capital, pois a prospecção de uma cidade mais competitiva vai passar a ser uma realidade. Cuiabá, por ter o maior parque industrial, maior mercado consumidor, estação aduaneira, uma estrutura maior e melhores condições de receber uma empresa, com certeza dará um grande salto”, defendeu.

O Fórum aguarda  respostas do projeto, pois só foi informado onde será instalado o terminal, mas não há ainda um cronograma e planejamento de investimento, para que os gestores possam, dentro do Plano Diretor, planejar o desenvolvimento do município de forma adequada.

Fonte: RD News