A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta semana uma força-tarefa de manutenção na iluminação pública da Avenida Miguel Sutil. O trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e deve ser executado durante todo esse mês de abril, pois abrange diversas atividades ao longo dos mais de 12 quilômetros da via.
A ação segue o planejamento montado pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o intuito de modernizar o parque de iluminação pública da Capital. De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, está programado a instalação de mais de 250 luminárias de LED, substituindo os equipamentos danificados.
Além disso, a operação inclui a colocação de mais de 80 novos postes em diferentes pontos da via onde as antigas estruturas forram arrancadas por conta de acidentes de trânsito. Júnior explica que a última grande intervenção deste tipo na avenida foi realizada como parte das obras da Copa do Mundo, há aproximadamente 9 anos.
“Desde a entrega, o que vem sendo executado são ações pontuais. No entanto, nesse período, postes foram retirados por conta de acidentes, prejudicando a iluminação em alguns trechos que ficaram sem os equipamentos. Portanto, é um trabalho extremamente necessário, pois atende um dos mais movimentados e importantes corredor viário de Cuiabá”, argumenta o diretor-geral.
MODERNIZAÇÃO
Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade e durabilidade, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.
Esse trabalho está em evolução gradativa e, em 2021, alcançou a marca de mais de 9,5 mil luminárias instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil.
A modernização do parque de iluminação pública também está alcançando as vias secundárias dos bairros da Capital. Nesses locais, a Limpurb não está mais utilizando as lâmpadas “amarelas” nas manutenções. Agora, esta atividade contempla a instalação de lâmpadas de vapor metálico, que produzem a coloração branca.
“As lâmpadas metálicas possuem praticamente o mesmo custo das amarelas, mas oferece uma qualidade muito melhor na iluminação. Ou seja, é uma forma paliativa que encontramos para dar mais segurança nas vias e melhorar a cidade nesse aspecto. Com isso, o maior beneficiado é o cidadão cuiabano”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.