Força Nacional atuará em Mato Grosso para garantir a segurança de provas

Fonte:
Reprodução/HNT

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso durante a aplicação da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). Os agentes estarão no estado de 28 de setembro a 7 de outubro, conforme portaria MJSP nº 1.030/2025, publicada no Diário Oficial da União.

A atuação da Força Nacional começa neste domingo (28) e tem como objetivo garantir a ordem pública, a segurança de pessoas e do patrimônio durante os eventos relacionados ao certame.

O pedido para o emprego dos agentes partiu do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela coordenação do concurso. As provas objetivas do CNU estão programadas para o dia 5 de outubro, e o governo de Mato Grosso ficará responsável pelo suporte logístico necessário ao trabalho da Força Nacional durante o período.

Locais de prova

Os candidatos mato-grossenses farão provas nos seguintes municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. Os locais específicos das provas já podem ser consultados no site da banca examinadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Perfil dos inscritos em Mato Grosso Mato Grosso registrou 12.216 inscrições confirmadas na segunda edição do CNU.

As mulheres representam 59% do total (7.208), enquanto os homens somam 5.008 inscritos (41%).

Entre os blocos temáticos, o bloco 5 (Administração) teve maior procura, com 3.132 inscrições, seguido pelo bloco 9 (Intermediário – Regulação), com 2.813 candidatos. O CNU 2025 oferecerá 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, distribuídas em 32 órgãos e entidades federais. (HNT)