O filme “Operação Ozônio”, que foi produzido em Mato Grosso, será exibido nesta segunda-feira (29), no Cine Teatro Cuiabá. A trama alerta sobre as consequências do desequilíbrio ambiental no mundo e os ingressos para assistir a obra são 2 kg de alimentos não perecíveis. A produção contou com incentivo da Lei Aldir Blanc.
O filme surgiu na sala de aula do projeto social Prima Jovem, em Primavera do Leste, a 244 km de Cuiabá. Desde 2016, o projeto já atendeu mais de 400 crianças com atividades educativas, esporte, recreação e cultura. Cerca de 40 crianças participam do filme.
Segundo o roteirista do curta metragem, Sebastião Moreira, a luta pela preservação ambiental é a essência da trama.
“O filme fala muito sobre o desequilíbrio ambiental e sobre a conscientização que devemos ter para não faltar água em 2050”, diz.
A história começa em 2050 quando sete crianças voltam no tempo até o ano de 2021. O objetivo deles é auxiliar os pais, que neste momento ainda estão na infância, a proteger o meio ambiente e salvar a vida na Terra.
“A única esperança que tinham era enviar as crianças ao passado para salvar o futuro”, disse Sebastião.
Para o ator Tiago Coutinho, um dos alunos do projeto, a atuação foi uma nova experiência.
“Eu fazia muita capoeira até que conheci o Sebastião, que fez uma proposta de fazer um filme. Foi uma experiência nova e aos poucos fui me acostumando”, contou.
As emoções estão além das telas. Durante as filmagens, o diretor Bellamir Freire conta que viu os atores mirins e seus pais sonharem juntos e se emocionarem.
“O que achei incrível foi acompanhar a emoção das crianças e dos pais delas durante as filmagens. Eles choravam, se emocionavam e sonhavam juntos”, conta.
O filme foi gravado nos municípios de Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Primavera do Leste e no Pantanal Mato-grossense.
A sessão começa às 19h.
Fonte: G1 MT