Filhote morre envenenado e moradores denunciam matança de animais no Alphaville

Fonte:

Durante o mês de maio, moradores do condomínio de luxo Alphaville II, em Cuiabá, têm sido impactados por uma série de mortes misteriosas de animais, supostamente por envenenamento. Um dos casos mais chocantes foi registrado no último sábado (24), com a morte de um filhote da raça border collie. O episódio ganhou repercussão após ser divulgado no Programa do Pop, da TV Cidade Verde.

De acordo com a tutora do filhote, o cão teria sido envenenado após ingerir o vômito de um gato que também teria sido envenenado e foi encontrado morto no condomínio, no mesmo dia.

Esses animais não foram os primeiros a morrer por envenenamento no local. Anteriormente, três gatos também foram encontrados mortos, com características semelhantes.

A tutora do filhote não estava em casa no momento em que o animal teria ingerido o vômito do gato, no quintal de sua residência. Ela foi avisada por uma funcionária de que o filhote estava muito quieto e cabisbaixo. Um vizinho socorreu o animal e o levou imediatamente ao veterinário, mas o filhote não resistiu. Segundo o veterinário, ele apresentava sinais claros de intoxicação por veneno.

Abalada com a perda, a tutora enviou um áudio no grupo de moradores do condomínio afirmando que seu pet morreu envenenado. Ela pediu que o gato encontrado morto não fosse descartado para que fosse realizada uma autópsia, e afirmou que arcaria com os custos do procedimento.

“Gente, meu cachorro morreu. Meu cachorro acabou de morrer. Eu perdi um cachorro em fevereiro, e agora acabaram de matar meu cachorro com veneno. Quem estiver com esse gato, deixa ele, eu vou levar, vou pagar a necrópsia dele, vou fazer toxicológico nele e no meu”, afirmou a tutora.

Em seguida, ela acrescentou: “Eu vou até o fim da minha vida. Eu vou descobrir quem está fazendo isso. Eu vou pôr esse bandido, esse lixo de gente, na cadeia. Essa aberração da natureza eu vou pôr na cadeia. E, se comprovar que é o mesmo veneno, essa pessoa vai pagar muito caro”, concluiu.

Equipes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estiveram no condomínio no sábado (24) e recolheram materiais. As investigações estão em andamento.

VEJA O VÍDEO 

Em nota, a associação do condomínio emitiu um comunicado de repúdio aos acontecimentos:

Senhor(a) Associado(a),

Diante dos recentes acontecimentos envolvendo animais no interior do loteamento, apesar de não haver confirmação oficial sobre as causas das mortes registradas, a Associação Alphaville Cuiabá 2 informa que as ocorrências estão sendo apuradas pela Polícia Civil/Ambiental, que está à disposição das autoridades para prestar todas as informações necessárias (respeitando os limites legais e a confidencialidade das investigações em curso), bem como se compadece com os Associados que perderam recentemente seus animais de estimação.

Paralelamente, a Administração informa que está sendo realizado o levantamento de imagens das câmeras de segurança do loteamento, as quais serão integralmente disponibilizadas às autoridades para auxiliar na possível identificação de envolvidos.

A Associação Alphaville Cuiabá 2 repudia com veemência qualquer ato de violência, negligência ou maus-tratos contra animais, reafirmando seu compromisso com o bem-estar coletivo, a segurança dos moradores, a qualidade de vida e harmonia na

Associação. Pedimos a colaboração de todos, e, caso testemunhem ou suspeitem de maus-tratos a animais domésticos ou comunitários, comuniquem imediatamente a administração pelos canais oficiais, de forma responsável e ética. O sigilo será garantido.

Contamos com sua empatia e responsabilidade para garantir a convivência saudável e reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar de todos os seres vivos que compartilham este espaço conosco. (HNT)