Após a enorme repercussão negativa e a revolta popular causada pelo vídeo que mostrou o ex-vereador por Jaciara (144 km de Cuiabá), Adauto Inácio Andrade, de 76 anos, arrastando uma cachorra pelo pescoço, de dentro de um carro, o filho dele, Rosandro de
Moura Andrade, também ex-vereador na cidade, gravou um vídeo em defesa do pai. Na gravação, ele garante que o idoso não quis maltratar o animal, possui bom caráter e na residência “todos têm muito amor pelo animal”.
No sábado, um vídeo gravado por populares mostrou parte da agressão covarde contra o animal que foi amarrado pelo pescoço e arrastado pelo asfalto. O idoso foi repreendido por populares revoltados com a cena de crueldade contra o animal. A Polícia Militar foi acionada com a denúncia e militares foram à casa do ex-vereador e efetuaram sua prisão. No entanto, a Justiça determinou a soltura do ex-vereador sem arbitrar qualquer fiança.
Em Jaciara, o assunto gerou revolta, e motivou protestos de uma ONG, além de divulgação de nota de repúdio pela Prefeitura da Cidade e por vários políticos, incluindo deputado estaduais, a exemplo de Janaina Riva e Thiago Silva, ambos do MDB, além do vereador por Cuiabá, Sargento Vidal (MDB). O animal foi retirado da família após a agressão gravada na rua e uma ONG se prontificou a achar um novo tutor para ela.
Agora, na gravação, o filho do ex-vereador pede desculpas e garante que a atitude do pai foi algo isolado. Ele aparece ao lado do animal, pois o vídeo foi gravado antes do animal ser retirado da família.
“Quero pedir desculpas a todos que viram um vídeo circulando, do meu pai, muitas pessoas conhecem o seu Adalto, sabe da integridade dele, sabem do bom coração que ele tem. E jamais a intenção dele seria causal um mal para um animal tão querido que a gente tem em casa, a gente cuida, é um animal bem cuidado. Houve esse grande descuido dele, essa coisa que não tem explicação realmente”, diz Rosandro.
Ele continua argumentando que a atitude do pai não foi correta, mas quem o conhece sabe que ele é uma pessoa boa. “Não estou querendo justificar o erro que ele causou, mas dizer que o o cachorro sempre foi bem cuidado, o animal tem amor da nossa família, tem amor dentro de casa. Não foi uma coisa pensada, que pudesse trazer o mal a esse animal ou uma coisa que fosse mal do meu pai em fazer isso. Quem conhece ele sabe, na verdade, do tamanho do coração dele e do amor que ele tem no animal. Então, só vim aqui pra justificar, não sei se a palavra certa seria pedir desculpas, acho que é muito mais do que isso”. Fonte: Folhamax
Veja o vídeo:
Veja como foi a cena: