Em entrevista ao Repórter MT, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, disse que as obras da “Ferrovia Vicente Vuolo” – que liga a cidade de Rondonópolis a Cuiabá – devem ser retomadas ainda este ano e concluídas até 2019, ao custo de R$ 1,3 bilhão. O projeto de implantação dos trilhos prevê, além do transporte de cargas, a condução de passageiros e vagões com atividades culturais e alimentação, como já acontece em outras partes do mundo.
“No mês passado [maio] tivemos a garantia de senadores e ministro dos Transportes sobre o avanço da ferrovia à Cuiabá e até Sorriso ou Sinop, ainda este ano. A empresa já foi notificada e se manifestou favorável”, revelou o presidente.
Vuolo afirma, ainda, que a crise política e econômica de 2015, que causou insegurança dos investidores, provocou a paralisação da obra que deve ser retomada neste segundo semestre de 2017.
“Uma ferrovia não é construída de uma vez e, sim, em etapas porque elas precisam de um estudo de viabilidade. Não é como um asfalto, que você faz daqui a uma denominada cidade e os caminhões e carros estão em cima e já está respondendo à altura”, acrescentou.
No Brasil, a ferrovia já transporta entre 16 e 18 milhões de toneladas de cargas, o que representa 60% do volume escoado pelo Porto de Santos, que fica no Estado de São Paulo.
A Concessionária Rumo ALL, que detém a concessão da malha ferroviária em Mato Grosso, deve levar os trilhos até o município de Sinop, município considerado o maior produtor de grãos do país.
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