Feirantes são impedidos de abrir suas barracas neste sábado, decreto será publicado na 2ª

Fonte:

Conforme o presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá (Sindfeirantes-MT), Mário Carreira, a entidade recebeu a autorização da Prefeitura de Cuiabá, para retomada das atividades a partir desta sexta-feira (31).

Prontos para iniciarem suas atividades já na manhã deste sábado (01), os feirantes do bairro Terra Nova foram impedidos de abrir suas barracas. Eles alegam que haviam recebido autorização para retomarem as atividades e muitos investiram em mercadorias.

Conforme o presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá (Sindfeirantes-MT), Mário Carreira, a entidade  recebeu a autorização da Prefeitura de Cuiabá, após reunião com a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques para retomada das atividades a partir desta sexta-feira (31).

Por outro, a Prefeitura de Cuiabá informou que um novo decreto regulamentando atividade será publicado na próxima segunda-feira (3).

“Na terça-feira (28) tivemos uma reunião com a secretária Débora Marques, integrantes da associação e coordenadores de feiras onde ela disse que estaríamos autorizados a abrir a partir de sexta, desde que seguindo todas as recomendações de segurança, mas hoje fiscais foram lá e mandaram todo mundo fechar”, disse Mário Carreira à reportagem.

Mesmo com todas as normas de segurança sendo cumpridas a riscas, desde o uso de álcool em gel nas barracas, uso de luvas, mantendo o distanciamento social e usando fita zebrada demarcando locais, os  feirantes não puderam trabalhar, deixando muitos com prejuízos.

 “Muitos terão prejuízos, pois fizeram empréstimos para comprar mercadorias depois de quatro meses sem poder trabalhar, desde o início da pandemia que determinou o fechamento das feiras livres na Capital”, Pontua Carreiro

Conforme o líder do movimento, como conservar  mercadoria perecível como frutas, verduras, legumes, que comprou para o final de semana mesmo sem condições financeiras. “Tem feirantes que colheram para hoje à noite e para domingo (2), o que eles irão fazer agora com essa mercadoria, jogar fora? Fizeram um compromisso com a gente e agora não estão cumprindo”, ressalta.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Ordem Pública informou que fiscais estão indo às feiras para dialogar com os feirantes. “Eles estão sendo orientados sobre as medidas de biossegurança e informados que o Município ainda não liberou o funcionamento da atividade comercial”, diz trecho da nota.

A prefeitura ressaltou ainda que um novo decreto municipal que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Cuiabá deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira (03). No entanto, duas feiras livres no bairro Jardim Imperial e do Parque Cuiabá foram autorizadas abertura nesta sexta com horário reduzido.

Veja nota na íntegra:

“A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Ordem Pública compareceram às feiras do Jardim Imperial e do Parque Cuiabá e também estão se deslocando para outras feiras na cidade para dialogar com os feirantes. Eles estão sendo orientados sobre as medidas de biossegurança e informados que o Município ainda não liberou o funcionamento das feiras livres. No entanto, a gestão, marcada pela humanização, é solidária à situação da categoria de feirantes e trabalhadores informais e, diante disso, e pelo fatos de não ter se constatado aglomerações nos locais, excepcionalmente, as feiras irão funcionar com horário reduzido nesta sexta-feira (31), para evitar prejuízo financeiro aos feirantes, que estão adotando medidas como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel aos clientes, entre outros cuidados. O decreto municipal que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Cuiabá deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira (03)”. 

Fonte: Politicamt, Hipernoticias