A Feira de Adoção Voluntária de Pets, realizada periodicamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, alcançou a marca de mais 120 bichinhos adotados, na manhã desta quinta-feira (15).
O sucesso das edições que acontecem na Praça Alencastro, localizada na região central da cidade, tem atraído os olhares da população cuiabana, propagando a cultura de defesa da causa animal, na busca pela redução dos casos de abandonos e maus-tratos contra cães e gatos.
Nesta edição, a população teve a oportunidade de ter acesso aos serviços de aplicação de vacinas antirrábicas, fruto de uma parceria firmada com o Centro de Zoonoses, entrega de brindes e recomendações sobre os cuidados domésticos indispensáveis para com os bichinhos.
O titular da Secretaria, Renivaldo Nascimento, agradeceu o apoio dos munícipes, possibilitando com que a gestão Emanuel Pinheiro alcance êxito nos eventos. “Temos, infelizmente, muitos animais nas ruas, porém, a Prefeitura de Cuiabá tem feito a sua parte na efetivação das políticas públicas, por meio de iniciativas como esta e também com o início da construção do Hospital Veterinário Municipal, o Complexo Manchinha, que, com certeza será um sucesso”, frisou.
A experiência de Air Lopes Malheiros, morador do bairro Santa Izabel, no município, causou comoção. Portador de deficiência em uma das pernas, ele superou as dificuldades e compareceu até a feira, na ocasião, levando para casa dois cachorros, sendo eles, um adulto e outro, filhote. “Muito obrigada por terem me ajudado. eu não tenho palavras para retribuir o excelente atendimento que recebi aqui”, disse emocionado.
Importante destacar, que a campanha segue vigente durante todo o ano e os interessados podem agendar visitas no canil municipal, por meio do telefone: 0800 647 7755. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h.
Lei municipal nº 6.860/2022
Ainda nesta semana, outra importante conquista foi celebrada pela DBEA. Isto porque, nesta terça-feira (13), o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou a oitava lei nº 6.860/2022, em favor da causa, a qual dispõe sobre a divulgação obrigatória de mensagens relativas às penas cominadas de crimes de maus-tratos contra cães e gatos.
A regulamentação é válida para prestadores de serviços na condição de pessoa física e jurídica, como por exemplo, a fixação de letreiros em clínicas veterinárias, hospitais veterinários, pet shops, estabelecimentos dedicados à criação, reprodução, adestramento e hospedagem de pets, respectivamente.
Conforme a Lei Federal nº 14.064/2020, os agressores, flagrados praticando atos ilícitos desta natureza, estão sujeitos a pena de dois (2) a cinco (5) anos de reclusão, além de multas e perda das tutelas, respectivamente.