Boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Rosa nesta quinta-feira (5) aponta que os irmãos Jacobowski, vítimas do acidente de avião registrado na quarta, estão acordados, comunicativos e conscientes, mas sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O documento também revela que Adelar Jacobowski precisou passar por cirurgia no abdômen.
A cirurgia a qual o produtor rural foi submetido recebe o nome técnico de laparotomia exploradora e é indicada para diagnosticar ou tratar problemas na cavidade abdominal. Adelar e o irmão, Valdir Jacobowski estão estáveis.
Os dois foram os únicos sobreviventes do acidente que matou o piloto Fernando Barreto e o trabalhador venezuelano Juan José Jaramillo, de 62 anos. A queda do avião modelo Beechcraft King Air ocorreu no aeródromo do grupo Bom Futuro, de propriedade do “rei da soja”, Eraí Maggi.
As causas do acidente serão investigadas por uma equipe técnica do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Brasília.
De acordo com as informações confirmadas até o momento, o piloto tentou fazer a decolagem, mas aeronave pendeu para o lado e bateu no chão. Desgovernada, atingiu um prédio em construção no aeródromo e explodiu. (HNT)