Considerada uma das obras prioritárias do governo Federal, a duplicação do Contorno Norte de Cuiabá avança com 4 frentes de serviço, incluindo a construção de um viaduto no entroncamento com a MT-010 e uma ponte sobre o Rio Cuiabá. Realizada por meio de convênio firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o governo do Estado, a obra conta com investimentos de mais de R$ 539 milhões, sendo 60% de recursos federais.
“Trabalhamos de forma integrada no governo do presidente Lula e esta é uma obra estratégica para o Brasil. Sua retomada foi fundamental e, agora, avança”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Fávaro tem trabalhado junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, no planejamento estratégico para escoamento da safra que tem Mato Grosso como um de seus pontos estratégicos. Além da retomada e aceleração das obras do Contorno Norte, em Cuiabá e Várzea Grande, já foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação da BR-158, na região Araguaia, avanço nos processos de licenciamento da BR-242, entre outras ações.
“O Rodoanel de Cuiabá vem se somar a uma série de obras que o Governo Federal retomou na infraestrutura de Mato Grosso e já estão impactando positivamente, não apenas o setor agropecuário, que com as obras das BR-364 e BR-158 em Rondônia e Pará, respectivamente, contribuem na formação de preço dos fretes, por exemplo, mas beneficiando toda a população que utiliza o transporte na região”, explicou.
Conforme o DNIT, a conclusão das obras do Contorno Norte fará com que os veículos pesados deixem de transitar por dentro da cidade, desafogando o trânsito na Capital, e será uma importante rota para escoamento da carga para os terminais ferroviários.
A obra ainda conta com uma tecnologia inovadora na qual o concreto é aplicado sobre uma estrutura de pavimento com revestimento flexível.
Fonte: Gazeta Digital