O autoteste para a covid-19 deve começar a ser vendidos por farmácias e drogarias em Mato Grosso na próxima semana. O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma) estima que os estabelecimentos passem a ofertar o produto entre 15 e 30 dias.
Cerca de 1,8 mil farmácias ou drogarias estariam habilitadas em Mato Grosso. O sindicato estima que o preço do autoteste fique um pouco abaixo dos testes que exigem um técnico para fazer a coleta e processamento. Mas, a faixa de preço não foi divulgada.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quinta-feira (17) a primeira marca de autotestes, aplicados por leigos, do Brasil. O produto foi nomeado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
O exame funcionará com coleta por meio de bastão (swab) a ser inserido no nariz. O resultado deve sair em 15 minutos. A aprovação pela Anvisa foi feita com um conjunto de recomendações, disponíveis para acesso no site do órgão.
O teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O exame não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.
Fonte: Assessoria/Livre