A implementação da internet 5G está a todo vapor no país. Em Mato Grosso, a previsão é de que o sinal seja liberado até o final setembro. No entanto, a chegada do 5G causará interferência no sinal de parabólica, deixando-a inoperável, devido à utilização da mesma frequência de sinal. Para agilizar a implantação do sinal 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou uma entidade administradora da faixa, o Siga Antenado, que vai distribuir cerca de 16 mil kits gratuitos para famílias de baixa renda inscritas nos programas sociais do governo federal no Estado.
A entidade prestará apoio durante a migração à população que faz uso do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.
“O 5G é uma nova tecnologia, uma quebra de paradigmas, é uma evolução muita grande na comunicação móvel. Vai aumentar muito a velocidade da internet em 20, 40 vezes, não só para uso de celulares, mas também outros serviços”, explica o ceo da Siga Antenado, Leandro Guerra.
Conforme o edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria estar disponível em todas as capitais brasileiras até 31 de julho de 2022. Porém, o documento já previa a possibilidade de estender o prazo por 60 dias para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia para fazer a “limpeza da faixa” de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.
“O 5G tem características diferentes de outras tecnologias. Por exemplo, uma baixíssima latência, que é o atraso na rede, que o bit da informação que trafega em uma rede de celular. Isso vai proporcionar serviços novos, como realidade virtual, aumentado no próprio celular. Na indústria e no agronegócio vai ter uma evolução muito grande, especialmente aqui em Mato Grosso, porque ele traz um ganho elevado, possibilidade conectividades para internet das cosias em um potencial que hoje ainda não existe, e isso vai ser muito importante para conectar as maquinas, aumentando a produtividade do agronegócio e a competitividade lá fora”, explica Leandro.
O Siga Antenado vai oferecer a troca da antena parabólica tradicional para a digital com a implementação do 5G para famílias cuiabanas de baixa renda. A instalação e distribuição dos kits serão gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do governo federal e que utilizam antena parabólica convencional para ver TV em Cuiabá.
“O 5G transmite grandes volumes de dados. Então, ele quer ter capacidade de transmissão muito grande, essa última mira que nós temos, que é o acesso da antena até o celular, ele está usando a rede 5G. Agora, essa antena tem de estar ligada na rede e essa ligação deve ser feita por fibra ótica, por conta da alta capacidade da fibra ótica. Ela pode até ser feita de outra forma, mas não terá a mesma capacidade. Por isso é importante que as antenas do 5G estejam conectadas à fibra ótica”, esclareceu.
Leandro explicou que é preciso efetuar o agendamento da instalação do kit gratuito pelas famílias inscritas em programas sociais do governo federal que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas.
“A mudança é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo seu potencial. Como a tecnologia 5G vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional, a população que utiliza esse serviço, para receber sinal de TV aberta, deverá substituir seus equipamentos pelos que operam em outra faixa”, comenta.
Quem usa a antena parabólica em casa deve saber que a antena não parará de funcionar de uma vez. Isso porque, a implementação da tecnologia será gradual.
Leandro lembra que todos os cidadãos que utilizam a antena deverão trocar o aparelho analógico pelo digital, para continuar tendo acesso à TV aberta. Caso já possua o aparelho digital, o cidadão não deve se preocupar.
Para a população que não se encaixa nos programas sociais e possuem antena parabólica, deve adquirir o kit digital nas lojas de eletrônicos, com custo que varia entre R$ 300 a R$ 550.
O kit é composto por uma antena parabólica banda KU, conjunto de cabos receptores e um receptor da banda KU. Conforme Leandro, a princípio, a distribuição dos kits está acontecendo nas capitais seguindo o plano de implementação do sinal 5G. “Esse processo começa pelas capitais e depois ele vai se expandir para cidades, é um processo que vai evoluindo até o início de 2026”.
REQUISITOS PARA ACESSO GRATUITO
• Estar inscrito no Cadastro Único para Programa Sociais do governo federal (CadÚnico);
• Ter uma antena parabólica tradicional (analógica) que esteja instalada e conectada à TV.
Para efetuar o agendamento da instalação do kit gratuito, as famílias inscritas em programas sociais do governo federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas devem acessar site do Siga Antenado pelo link.
Fonte: HNT