Família se revolta com morte de paciente e depreda UPA em Cuiabá

Fonte:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, foi depredada na noite de quinta-feira (2) por familiares de uma paciente que morreu de parada cardiorrespiratória enquanto aguardava uma ambulância para ser transferida para a Policlínica do Pedra 90. A unidade não teria autorizado o transporte da vítima em carro próprio e ela não resistiu à espera.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição chegou a ser acionada, mas não houve registro de boletim de ocorrência. Os militares permaneceram no local até que a situação fosse controlada.

A confusão teve início após a morte da paciente, que não teve a identidade divulgada. A mulher deu entrada na unidade com quadro de dor torácica. Ela foi atendida e encaminhada para receber medicação para dor, enquanto aguardava uma das ambulâncias retornarem para levá-la até a Policlínica do Pedra 90, para a realização do exame de eletro.

Nesse período, a paciente teve uma piora e foi levada para a sala vermelha. Os familiares queriam levá-la de carro próprio, mas foram impedidos por servidores da UPA. Minutos depois, a paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Os familiares ficaram revoltados e começaram a depredar o local, quebraram a porta da unidade e ameaçaram os servidores. Os ânimos só foram contidos com a chegada da Polícia Militar.

SMS SE MANIFESTA

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso da paciente. Segundo a nota, a mulher recebeu atendimento em menos de 5 minutos após dar entrada na unidade, recebeu medicação e aguardava uma ambulância para transporte até a Policlínica do Pedra 90, para a realização do exame de eletro, pois o aparelho da unidade Pascoal Ramos estava em manutenção, mas a paciente não resistiu à espera e morreu.

Ainda segundo a SMS, pacientes com quadro cardíaco internados em UPAs só podem ser transportados em ambulâncias, por isso a família não foi autorizada a levá-la no automóvel próprio.

Os funcionários ficaram presos no local até por volta das 20h30.

VEJA VÍDEO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: HNT