Exposição ‘Vale dos Dinossauros’ recebeu mais de 500 mil visitantes em VG

Fonte:

A exposição Vale dos Dinossauros montada em Várzea Grande superou a marca de mais de 500 mil pessoas que visitaram o parque Bernardo Berneck para conhecer as réplicas e saber mais sobre esses animais que viveram na Terra há milhares de anos descobertos pela ciência em todo o mundo.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, o sucesso de público alcançado pela exposição foi em razão da organização, dedicação dos servidores e do trabalho em parceria das diversas Secretarias municipais envolvidas para a realização do evento.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande promoveu aulas pedagógicas envolvendo quase 4 mil alunos de 81 escolas municipais, que receberam orientações e detalhes da vida dos maiores mamíferos e répteis que viveram por aqui há mais de 250 milhões de anos. De Cuiabá, 15 escolas municipais também visitaram a exposição.

A proposta pedagógica das visitas dos alunos no Vale dos Dinossauros e adotada pela SMECEL “foi de entretenimento com o olhar pedagógico, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que incentivou os alunos que visitaram a exposição a despertar sua curiosidade, imaginação e a importância da ciência e das pesquisas científicas”, comentou a superintendente pedagógica, Luz Marina Coelho.

Durante as visitas, os estudantes receberam conhecimentos sobre os hábitos alimentares, reprodução, meios de locomoção, evolução dos seres vivos e outros conhecimentos que ampliaram a visão do mundo dos dinossauros a partir de conhecimentos da ciência chamada de paleontologia.

Dentre os vários animais, o que chamou bastante atenção foi o dinossauro que viveu em Chapada dos Guimarães o Pycnonemassaurus Nevese e que viveu há 70 milhões de anos, durante a era Mesozóica, no período Cretáceo, na região onde hoje está localizada Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães. O animal era carnívoro e tinha 15 metros de comprimento, cerca de 4 a 6 metros de altura e um peso estimado entre 15 a 18 toneladas. Conhecido também como dinossauro de mata fechada, tinha dentes muito afiados.

Em cada uma das 11 réplicas instaladas na exposição é mencionado o nome da espécie, data em que foram encontrados os vestígios e a era em que existiram na Terra. “Entre os organismos que existiram no passado e que temos registro de sua ocorrência, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos”, explicou a pedagoga de educação infantil do programa Escola em Tempo Ampliado, Taiane Barros Ferreira Leite. Parte desse interesse é devido ao tamanho de algumas espécies desses animais, assim como a ferocidade de alguns deles.