O Cuiabá acertou a contratação do zagueiro Vitor Mendes, de 26 anos, para a temporada 2026. Ex-Fluminense, o defensor cumpre pré-temporada com o elenco no CT Manoel Dresch, mesmo antes da oficialização por parte da diretoria. A informação foi apurada pelo ge.
Vitor Mendes retornou ao futebol após cumprir suspensão de 720 dias aplicada por envolvimento em um esquema de apostas esportivas, relacionado a uma partida do Campeonato Brasileiro de 2022, quando defendia o Juventude. Em 2025, o jogador voltou aos gramados pela Ferroviária, onde atuou em apenas três partidas na reta final da Série B.
Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente as contratações para 2026, o Cuiabá já trabalha com reforços previstos para o início da temporada. Além de Vitor Mendes, o goleiro João Carlos e o zagueiro Edson Rogério estão nos planos do clube.
Carreira
Cria das categorias de base do Santos, Vitor Mendes foi emprestado ao Atlético-MG, clube pelo qual se profissionalizou. Ao longo da carreira, defendeu Guarani, Boa Esporte, Figueirense e Juventude, antes de retornar ao Galo e, posteriormente, se transferir para o Fluminense. No clube carioca, acabou afastado do futebol em razão da punição relacionada ao caso de manipulação ocorrido ainda no período em que atuava pelo Juventude.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/n/P/sEvLRmQIiXTyhehLEQMg/52682770878-44c396ed64-k.jpg)
Vitor Mendes em ação no treino do Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
Relembre o caso
O nome de Vitor Mendes apareceu em conversas por WhatsApp que indicaram uma suposta participação em um esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro. As mensagens apontaram que o jogador teria aceitado receber dinheiro para forçar um cartão amarelo em partida contra o Fortaleza, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022.
Na época, o ge teve acesso a imagens e conversas obtidas durante a investigação. Segundo o Ministério Público, o zagueiro teria recebido R$ 35 mil pelo ato, sendo R$ 5 mil pagos via PIX. O atleta firmou acordo com o MP e não respondeu criminalmente, mas acabou suspenso do futebol por cerca de dois anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/z/b/QhAH6LQvK21otBFG1KBA/vitor-mendes.jpg)
Disputa entre Vitor Mendes e Vitão — Foto: Fernando Alves/E.C Juventude
Reformulação no elenco
O Cuiabá passa por uma ampla reformulação visando 2026. Entre os jogadores com contratos mais longos, Mateusinho já foi vendido ao Vitória, enquanto Denilson, Max e Derik Lacerda devem ser negociados. Bruno Alves e Juan Christian não se reapresentaram e também devem deixar o clube.
Outros atletas não permanecerão para a próxima temporada: Mateus Pasinato, Luan Polli, Sander, Nathan e Patrick de Lucca não tiveram seus vínculos renovados. Já os jogadores que estavam emprestados — Alisson Safira, Alejandro Martínez, Carlos Alberto e Jader — foram liberados.
Em 2026, o Dourado disputará o Campeonato Mato-grossense, a Copa do Brasil, a Copa Centro-Oeste e a Série B do Brasileiro. O estadual tem início previsto para o dia 10 de janeiro. (GE)





