Com 98,9% das UTIs para covid ocupadas em Mato Grosso, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo pediu socorro a secretários de outros estados para transferir pacientes, os quais negaram essa ajuda, pois não têm leitos suficientes. A conversa foi divulgada pelo portal Uol neste domingo (07). A situação é crítica por toda parte no Brasil.
Seus colegas responderam estar na mesma situação. Amapá disse que bateu 90% e Tocantins 99%. Rio Grande do Sul e Goiás afirmaram não ter vagas. Mato Grosso do Sul, explicou que está com 94% de ocupação.
“Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum Estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, essa foi a fala do secretário aos colegas de pasta.
Neste domingo, Mato Grosso ultrapassou o número de seis mil mortos e entrou em colapsou na saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 98% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) públicas estão ocupadas, restando nove vagas em todo o Estado. MT já resgatar 261.116 casos por covid-19 e o número não para de crescer.
Fonte: Repórter MT