A antiga escola estadual Newton Alfredo de Aguiar localizada no bairro Jardim Brasil, em Cuiabá, está abandonada e possui esgoto a céu aberto e criadouro do mosquito da dengue. Os moradores relataram ainda que muitas pessoas jogam lixo no local, o que ajuda na contaminação de outras doenças.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) informou por meio de nota que no local do prédio da Escola Estadual Newton Alfredo de Aguiar, será construída uma nova escola com 16 salas de aulas, dependências administrativas e uma quadra poliesportiva. A obra está em licitação e a próxima etapa será a ordem de serviço para o início da construção.
De acordo com a secretaria, a unidade escolar atenderá alunos da antiga escola que foram redimensionados e também da Escola Estadual Benedito de Carvalho, que atualmente funciona em um imóvel alugado
O aposentado Edgar dos Santos estudou na escola. Hoje, com 76 anos, ele contou que a estrutura está abandonada há 8 anos.
“A gente sente muito porque eu estudei aqui. O pessoal joga lixo, tem escorpião, rato, então a gente sente muito”, disse.
Telhas e outros materiais de construção foram roubadas do local. Da estrutura ficou a cobertura da quadra de esportes e as paredes. De acordo com o líder comunitário Damião Dantas, os criminosos se escondam atrás das paredes.
“O que mais está preocupando são assaltos. As pessoas não podem ficam no ponto de ônibus que ficam em frente a antiga escola. Os bandidos assaltam e correm para dentro do terreno”, disse.
O esgoto também fica a céu aberto em uma valeta em frente ao prédio. As condições do ambiente facilitam a proliferação do Aedes aegypti. O mosquito da dengue geralmente deposita os ovos em água transparente.
Quando chove, os corredores e as salas de aula ficam completamente alagados e os moradores já relataram ter pego a doença.
Em Cuiabá no ano passado foram confirmados 672 casos de dengue, 14 de chikungunya e quatro de zika vírus.
Fonte: G1 MT