O empresário rural Gilberto Eglair Possamai foi preso em flagrante por suposto furto de energia elétrica, durante a Operação Energia Limpa, na zona rural de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (27). Gilberto passou por audiência de custódia, nesta quinta-feira (28), e vai responder o processo em liberdade.
O g1 tentou localizar a defesa do empresário, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.
A investigação apontou que o empresário fraudava a medição de energia de uma fazenda para não registrar o consumo em horários de utilização intensa dos irrigadores.
Segundo o núcleo de inteligência da Energisa, a fazenda estava sendo monitorada há algum tempo. Através de Inteligência Artificial e visitas em campo, foram constatadas irregularidades no consumo, em horários específicos durante os dias úteis e com mais intensidade nos fins de semana.
No momento em que a equipe realizava a inspenção, a fazenda estava com os irrigadores em funcionamento, mas o medidor de energia não estava registrando o consumo, o que foi comprovado pelos policiais, segundo a concessionária.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/W/Skrv5tSbCztsRIUoDNKQ/jardes-g1-92-.png)
Na inspenção, a fazenda estava com os irrigadores em funcionamento, mas o medidor de energia não estava registrando o consumo, segundo a concessionária. — Foto: Energisa
Após passar por audiência de custódia, o juiz da 2ª Vara Criminal de Sorriso, Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, entendeu que o ocorrido não se enquadrava em nenhuma das hipóteses legais de flagrante e determinou que o empresário responda o processo em liberdade.
Segundo o juiz, Gilberto não foi preso praticando o fato, não houve perseguição imediata após a ocorrência e também não foi encontrado qualquer objeto relacionado ao crime em posse do empresário.
O coordenador comercial regional da Energisa, Danilo Rezende, informou que outras grandes unidades consumidoras da região estão sendo monitoradas. (Fonte: G1 MT)