O juiz da 6ª Vara Cível de Cuiabá, Jones Gattas Dias, determinou o bloqueio de 64 mil sacas de soja de Odair Geller. Ele é irmão do deputado federal Neri Geller (PP), aliado de primeira hora do ex-Ministro da Agricultura, Blairo Maggi – que, por sua vez, é um dos acionistas da Amaggi, que cobra as sacas de soja.
A decisão do juiz é do último dia 3 de março. De acordo com informações do processo, a Amaggi Exportação e Importação firmou quatro contratos com Odair Geller, que ficou responsável por vender à primeira organização 5.220.000 quilos de soja ou 87 mil sacas de 60 quilos cada uma, referentes à safra 2020/2021.
O processo informa que as sacas de soja deveriam ser entregues até o dia 30 de janeiro de 2021, o que não ocorreu, fazendo com que a Amaggi entrasse na Justiça reclamando o produto. “Afirma que os contratos não admitem arrependimento, visto que firmados em caráter irrevogável e irretratável e que o requerido se obrigou a entregar o produto sem qualquer problema, inclusive os decorrentes de caso fortuito e força maior”, diz a Amaggi nos autos.
Inicialmente, o juiz Jones Gattas Dias autorizou o bloqueio das sacas de soja, realizado em diversos armazéns espalhados em cidades de Mato Grosso – Santa Rita do Trivelato, Sinop, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal e Sorriso. A própria Amaggi, no entanto, informou ao magistrado que um dos quatro contratos firmados com Odair Geller deveria ser excluído dos autos, fazendo com que o bloqueio caísse de 87 mil para 64 mil sacas de soja.
O valor estipulado da commodity é de R$ 4,9 milhões. “Defiro o pedido de emenda à inicial restringindo a medida de arresto ao volume de 3.840.000 quilos de soja, equivalentes a 64.000 sacas de 60 kg da safra 2020/2021, e retificando o valor da causa para R$ 4.874.800,00, ordenando seja comunicada essa modificação ao oficial de justiça encarregado da diligência”, determinou o juiz.
O processo informa ainda que o oficial de justiça chegou a verificar que num dos armazéns havia 656.134 kg de soja em nome da esposa de Odair Geller (Daiana Taisa Puhl Geller) – bem menos do que os 3,8 milhões exigidos pela Amaggi. O juiz Jones Gattas Dias deixou de bloquear a commodity, pois ela não está no nome do devedor (Odair Geller).
As informações são do Site Folhamax