Para não esperar o ano novo para ser mais saudável, um grupo de funcionários de uma empresa especializada em empreendimentos imobiliários iniciou um concurso valendo R$ 3 mil para quem perder mais gordura em 30 dias, em Cuiabá.
Iniciado no dia 18 de novembro e previsto para encerrar no dia 18 de dezembro, o desafio mobiliza 20 funcionários com um único propósito: perder peso e levar o prêmio que eles chamam de 14° salário.
🏋🏻Segundo a empresa, para que a competição seja justa, os participantes foram submetidos a um exame de bioimpedância — teste que avalia a composição corporal — para que os competidores saibam qual o percentual ideal de gordura cada um deve perder.
No desafio, a meta não é uma quantidade fixa de peso para todos, mas sim uma redução proporcional à composição corporal de cada participante. Isso porque o corpo de cada pessoa é único: alguém magro pode ter um percentual de gordura mais alto do que outra pessoa com peso maior, dependendo de fatores como massa muscular, hidratação e distribuição de gordura.
De onde veio a ideia?
Idealizado pelo diretor da empresa, Victor Bento, o projeto surgiu a partir da vontade de abraçar o objetivo do estagiário de engenharia civil da empresa, Lukas Mota Gomes, que queria perder peso o quanto antes para melhorar a qualidade de vida. Ao g1, o diretor disse que o desafio começou em um setor específico, mas se expandiu para todos os funcionários.
Segundo ele, a inspiração veio do próprio Lukas, que, aos 21 anos e pesando 153 kg, decidiu mudar os hábitos alimentares e adotar um estilo de vida mais saudável.
“Queríamos auxiliar o Lukas nesse objetivo, mas o entusiasmo dele acabou contagiando todo mundo. Foi aí que resolvemos transformar a ideia em um desafio coletivo, para que outros funcionários também pudessem participar e se motivar a cuidar da saúde”, explicou Victor.
Desafio começou após o estagiário da empresa, Lukas Gomes, expor sua vontade de perder peso — Foto: Instagram/reprodução
A iniciativa começou de forma despretensiosa, com a troca de incentivos entre Lukas e a gestora do setor de engenharia.
“Desde o meio do ano eu e minha gestora começamos a conversar para adotar hábitos mais saudáveis. Era uma tentativa de aliviar o estresse do dia a dia e melhorar a saúde física e mental. Mas foi há cerca de dois meses que decidi ir além, procurei um nutricionista e comecei a focar nos treinos. Essa mudança pessoal acabou inspirando outros colegas”, disse o estagiário.
Lukas disse que começou o programa fitness pesando 161 quilos e, em 25 dias, conseguiu eliminar 8,5 quilos. Seu objetivo inicial é chegar a 110 quilos, mas ele sonha em alcançar o peso de 99 quilos, considerado o ideal após avaliação feita com bioimpedância.
Ele também destacou que a união com os colegas de trabalho foi essencial no início do processo de emagrecimento dele, já que o apoio e conforto dos amigos o ajudaram a seguir em frente.
“No começo, eu sentia vergonha. A gente sabe que ser gordo é difícil, e eume sentia constrangido em compartilhar meu peso ou resultados. Mas o grupo foi tão acolhedor, que tudo isso mudou. Hoje, fazemos caminhadas e frequentamos a academia juntos. Essa conexão ajudou a superar o desconforto inicial e tornou a experiência ainda mais motivadora”, afirmou.
Os funcionários e a competição
Diversos funcionários da empresa abraçaram a causa e estão em busca de uma vida mais saudável — Foto: Eduardo Pavini
O diretor Victor disse que, para ‘dar um gás’ e impulsionar os competidores a ganharem, eles criaram um grupo no WhatsApp onde trocam vídeos, fotos e a rotina de treinos. Nas redes sociais da empresa, os funcionários fizeram vários vídeos na academia e no trabalho mostrando o quanto estão empenhados em levar o dinheiro.
Segundo Victor, a premiação funciona como um estímulo para que os funcionários se engajem no estilo de vida fitness, e os resultados já começam a aparecer. O diretor destaca que a competição tem motivado os colaboradores, trazendo mais disposição ao dia a dia e, até mesmo, contribuindo para uma melhora na rotina de trabalho.
“Quando falamos sobre o concurso, todos gostaram. O desafio gerou engajamento imediato e criou um clima de competição saudável. Fora que todo mundo quer levar o prêmio, todo dia ouço alguém falando que vai ganhar, infelizmente só uma pessoa que vai vencer. E o dinheiro fará uma boa diferença para quem ganhar, principalmente nesse final de ano”, complementou.
Uma das participantes mais empolgadas com o desafio é a gerente de engenharia Rayane Gama, que acredita ter grandes chances de levar o prêmio devido à sua disposição e empenho. Segundo ela, o concurso já tem provocado mudanças visíveis em alguns competidores, tanto no aspecto físico quanto no comportamento.
“Em poucos dias, já deu para notar alterações corporais em várias pessoas. Além disso, o clima dentro da empresa mudou completamente. Atividades físicas geralmente são individuais, mas, com o desafio, passamos a fazer tudo juntos. Isso fortaleceu os laços entre os colaboradores e trouxe ainda mais motivação. É um trabalho de equipe que só tem gerado benefícios”, ressaltou.
De acordo com o médico especialista em medicina do esporte e que faz o acompanhamento do grupo, Leonam Peaguda, a iniciativa não foca apenas em resultados estéticos, mas também em saúde e produtividade no ambiente de trabalho. “A ideia é criar um estilo de vida mais saudável, não apenas para os 30 dias do desafio, mas de forma contínua”.
Leonam explicou que, com base nos dados obtidos nos exames de bioimpedância, ele forneceu orientações gerais sobre alimentação e atividade física. Segundo ele, o acompanhamento se adaptou às especificações físicas de cada participante, como problemas nas articulações, oferecendo alternativas como o uso de bicicleta para exercícios.
“Fizemos recomendações sobre exercícios mais indicados para o processo de emagrecimento, alimentos que deveriam ser evitados e aqueles que poderiam ser incluídos na dieta. Quando você muda sua alimentação e rotina de exercícios, até o seu humor muda. Isso impacta diretamente na produtividade, tanto no trabalho quanto nas atividades do dia a dia”, ressaltou.
Dicas de fim de ano
Para os que desejam perder alguns quilos no final deste ano, o especialista apresentou as principais estratégias para quem deseja emagrecer e manter uma vida saudável. Baseado nisso, ele deu três dicas para quem deseja mudar os hábitos alimentares e obter uma rotina de exercícios. Veja as dicas abaixo:
- Alimentação balanceada: Evitar alimentos muito calóricos e manter uma dieta balanceada. Segundo o médico, o cálculo do déficit calórico, baseado na taxa metabólica basal de cada pessoa, é o ponto de partida para perder peso de forma sustentável.
- Prática de atividades físicas: Exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, são altamente recomendados para o emagrecimento, desde que sejam realizados de forma moderada, sem sobrecarregar o corpo.
- Sono reparador: Um descanso adequado é fundamental. Dormir um pouco ou em horários irregulares pode dificultar a perda de peso, enquanto um sono de qualidade acelera o metabolismo e promove melhores resultados.
O médico também reforçou a importância de priorizar a saúde, com a estética como uma consequência natural das mudanças de hábitos.
“A base de tudo é pensar na saúde em primeiro lugar. Alimentação adequada e exercícios são o caminho para uma vida mais saudável, com resultados que vão muito além da aparência”, concluiu.
Fonte: G1 MT