Durante reunião na embaixada brasileira em Abu Dhabi, nesta segunda-feira (04.11), com o governador Mauro Mendes e a Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, o embaixador Sidney Romero elogiou a atuação voluntária da primeira-dama do Estado com o programa SER Família Inclusivo e a atenção ao esporte jiu-jitsu, na categoria paradesportiva.
Recentemente, na Grécia, enquanto acompanhava os atletas de inclusão reversa e do parajiu-jitsu, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu o título de Embaixadora Mundial e a faixa preta do esporte.
Sidney Romeiro demonstrou entusiasmo com a dedicação da primeira-dama Virginia Mendes e propôs auxiliar nas ações.
“Hoje fiquei conhecendo mais sobre o parajiu-jitsu, e esse é um elemento a mais para eu levar adiante essa agenda de esporte aqui nos Emirados, porque ele valoriza não somente o esporte, mas essa dimensão humana de dar vida e esperança para quem foi afetado por algum tipo de deficiência ou que enfrenta depressão. Fico muito feliz em recebê-la aqui. Quero divulgar e trabalhar com a senhora nessa agenda, porque Mato Grosso tem grande influência nessa promoção, e eu visto essa camisa”, declarou o embaixador.
“Parabéns por sua atuação, primeira-dama Virginia Mendes, e pelo programa SER Família Inclusivo. Esse é realmente um trabalho muito importante. Conte comigo e com nosso apoio aqui na Embaixada”, reiterou Sidney Romeiro.
Virginia Mendes agradeceu a recepção e contou como o esporte tem transformado a vida das pessoas com deficiência, transtornos e depressão.
“Já testemunhei histórias de superação surpreendentes, e ser embaixadora do esporte é mais uma responsabilidade para fazer o esporte alcançar mais pessoas em nosso Estado. Os benefícios do esporte na vida de crianças, jovens e adultos com diferentes deficiências, transtornos e depressão já foram comprovados. Além disso, o jiu-jitsu ensina não apenas a defesa pessoal, mas é uma arte marcial que se aplica à vida, pois valoriza, acima de tudo, a disciplina como base”, ressaltou Virginia Mendes.
O jiu-jitsu tem uma presença forte em Abu Dhabi, que se tornou um dos principais centros do esporte fora do Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao apoio do governo dos Emirados Árabes Unidos, especialmente do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, um grande entusiasta do jiu-jitsu, que introduziu o esporte nas escolas do país, tornando-o obrigatório na educação física.
A capital dos Emirados Árabes Unidos hospeda competições de grande destaque, como o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship e o Abu Dhabi Grand Slam, que atraem atletas de todo o mundo. Essas competições oferecem prêmios significativos e são transmitidas internacionalmente, aumentando a visibilidade do esporte.
Além disso, Abu Dhabi é sede da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados (UAEJJF), que organiza e promove competições ao redor do mundo, estabelecendo padrões e regras que influenciam o esporte globalmente.
Também participaram da agenda o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, e a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.
A primeira-dama do Estado está na capital administrativa, Abu Dhabi, para o 16º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, onde acompanhará os paratletas e a equipe de inclusão reversa mato-grossense nas competições, juntamente com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP), Elcirley Luz, essa é a maior delegação de paradesporto da história de Mato Grosso.