Esta é a primeira pesquisa de intenção de votos do Instituto Avaliar para a eleição municipal de Cuiabá, divulgada pelo PNB Online em parceria com a Rádio Capital FM.
O atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), terá dificuldades caso avance para o segundo turno na eleição municipal de novembro deste ano. Pesquisa divulgada pelo Instituto Avaliar na segunda-feira (05.10) mostra que Emanuel, apesar de estar estatisticamente empatado com Roberto França (Patriota) e Abilio (Podemos), perderia para ambos em um eventual segundo turno na capital.
Na pesquisa estimulada, França lidera com 20,3% das intenções de voto, mas é seguido de perto por Emanuel Pinheiro (MDB), com 16,1%, e Abílio (Podemos), que tem 15,6%. Gisela Simona (Pros) vem logo depois com 7,8%. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos
Cenários do segundo turno
A pesquisa perguntou aos eleitores da capital em quem votariam levando em consideração alguns cenários para o segundo turno. No confronto de Emanuel com Roberto França, o atual prefeito perderia. Nessa simulação, França venceria por 28,8% contra 20,4% de Emanuel.
Se o segundo turno fosse entre Emanuel e Abilio, o prefeito também estaria atrás. A pesquisa aponta que 23,5% votariam em Abilio e 22% em Emanuel. Outros 35,9% disseram que não votariam em nenhum / branco / nulo; e 18,6% não sabiam / não opinaram.
Em um confronto entre Emanuel e Gisela, os eleitores entrevistados disseram que: 22% votariam em Emanuel; 20,2% votariam em Gisela; 38,9% votariam nulo / branco / nenhum; e 18,8% não souberam / não opinaram.
Na disputa entre Emanuel e Julier (PT), o atual prefeito venceria. Nesse cenário simulado, 25% disseram que votariam em Emanuel; 10,5%, em Julier; 43,2% em branco / nulo / nenhum; e 21,3% não sabem / não opinaram.
Mais simulações
Em um cenário entre Abilio e Gisela, o vereador venceria por 22,1% a 18,0%.
Abilio também venceria Julier, de acordo com a pesquisa. Os entrevistados disseram que, neste cenário de segundo turno, 27,0% votariam em Abilio e 6,4% em Julier.
Se o confronto fosse entre Gisela e Julier, Cuiabá elegeria uma prefeita. Gisela teria 26,1% e Julier teria 4,4% das intenções de voto.
Pesquisa
O Instituto Avaliar entrevistou 830 eleitores em Cuiabá no período de 30 de setembro a 03 de outubro. As entrevistas foram feitas pessoalmente por pesquisadores capacitados e seguindo os protocolos sanitários da covid-19.
A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: MT-02634/2020.