O prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (MDB) começou a formar a sua equipe para o segundo mandato no Palácio Alencastro. Na manhã desta segunda-feira (21), o emedebista anunciou o primeiro integrante do seu primeiro escalão estadual para a próxima administração, que se inicia em 1º de janeiro.
Trata-se do vereador Luis Cláudio (PP), que não garantiu a permanência na Câmara de Cuiabá na próxima legislatura. O progressista irá assumir a Secretaria de Governo.
A medida vai de encontro às declarações do próprio prefeito, que, assim que foi reeleito, afirmou que não iria beneficiar nenhum vereador aliado derrotado nas urnas no pleito deste ano com cargos no Alencastro.
O progressista é aliado do chefe do Executivo Municipal, desde o início de sua administração, em 2017.
Atualmente, ele responde pela Liderança de Governo no Legislativo Cuiabano.
O convite para que o parlamentar assumisse a pasta partiu do próprio prefeito, de acordo com o emedebista,
Luis Cláudio terá a missão de fortalecer as relações institucionais da Prefeitura de Cuiabá com os demais poderes e instituições, a exemplo da Câmara Municipal e da sociedade civil organizada.
Além disso, o vereador ainda será responsável por acompanhar, monitorar e cobrar das demais secretarias o cumprimento das metas e prazos estabelecidos no plano de Governo do segundo mandato de Emanuel Pinheiro.
Tal plano será avaliado anualmente pelo secretário junto ao prefeito.
O parlamentar cumprirá seu mandato de vereador até o dia 31 de dezembro e assumirá o cargo no Executivo municipal no da 1º de janeiro de 2021.
Contudo, participará do processo de transição de Governo.
Atualmente, quem comanda a pasta é a secretária Ozenira Félix, que assumiu recentemente, em substituição a Lincoln Sardinha, que saiu para atuar perante a campanha à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro.
Luís Cláudio de Castro Sodré tem 54 anos, é casado, natural do Rio de Janeiro (RJ), mas vive há 42 anos em Cuiabá.
Formado em Direito, é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde ingressou em 1987.
Fonte: Diário de Cuiabá