Em sua primeira live semanal que, neste ano de 2022, passa a fazer parte de sua agenda, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que a meta é entregar a avenida Contorno Leste até o fim de 2023. A via, conforme ele, será responsável por fazer com que uma região, antes esquecida, seja conectada ao processo de desenvolvimento vivido pelo restante de Cuiabá.
Emanuel destacou ainda que o Contorno Leste é a maior via já construída na Capital, ultrapassando em extensão, por exemplo, a Avenida das Torres (12,8 quilômetros), Avenida Beira Rio (cerca de 11 quilômetros), e Avenida Miguel Sutil (12,6 quilômetros). Segundo o chefe do Executivo municipal, o planejamento é entregar o novo corredor de mobilidade urbana até o mês de dezembro de 2023.
“O Contorno Leste vai causar impacto extraordinário, não apenas para mobilidade urbana, que vai ser transformada, mas também para o crescimento econômico das comunidades por onde a via irá passar. No entanto, além de valorizar as casas e comércios, essa obra vai valorizar também vida das pessoas e isso é o que mais luto para realizar na minha região, principalmente dos mais carentes”, completou o prefeito.
Andamento
A obra conta ainda com mais três frentes de trabalho, que estão em pleno andamento. A primeira está concentrada entre o Rio Coxipó e as proximidades do bairro Altos da Serra, onde já foi concluída a edificação da rede drenagem de águas pluviais. O trecho faz parte de um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, que encerra-se na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).
A outra frente de trabalho faz parte de uma extensão de mais de seis quilômetros, situada entre o Distrito Industrial e o Rio Coxipó. Nesta, o trabalho ocorre na altura do bairro São João Del Rei. Por último, também está em construção uma ponte sobre o Rio Coxipó, com 75 metros de cumprimento, 23,8 metros de largura, sendo composta por pista dupla, iluminação de LED e área exclusiva para fluxo de ciclistas e pedestres nos dois sentidos.
O projeto
Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.
A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.
Fonte: Olhar Direto