Em VG, novos casos e mortes caem; 80% dos contaminados já estão curados

Fonte:

Novidades surgiram no combate a Covid-19 em Várzea Grande. Uma é o sistema com os dados atualizados da doença de hora a hora, uma das menores taxas de contaminação entre as o 5º Informativo Epidemiológico de Várzea Grande realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Ela lembrou que estudo da Secretaria Municipal de Saúde e da UFMT, aponta que as medidas adotadas pela administração municipal estão surtindo os efeitos esperados e sinaliza que no mês de julho passado deve ter acontecido o pico da propagação da Covid-19.

“Essas informações que são técnicas e estão disponibilizadas a população, através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus  nos permite saber que estamos no caminho certo, mas não são motivo para se relaxar no isolamento social e nas medidas constantes e severas de distanciamento de 1,5 metro, uso de máscaras e de meios de higienização”, disse a Lucimar Sacre de Campos.

Os dados apresentados, no estudo, segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, demonstram que na última semana, houve queda no número de casos novos da Covid-19 e crescimento expressivo no número de recuperados chegando 80%.

“Os números bons estão crescendo e os ruins caindo e isto estimula a todos a trabalharem mais e a efetivamente buscar a cura da Covid-19. Na semana de 26 de julho a 1 de agosto, houve uma redução dos novos casos e de óbitos quando comparados com a semana anterior. Isto é muito significativo porque estamos falando do período em que adotamos medidas mais firmes no combate”, disse Diógenes Marcondes.

Segundo ele, desde o último domingo, 02 de agosto, por ordem da prefeita Lucimar Sacre de Campos, as Secretarias Municipais de Saúde e de Comunicação Social, colocaram em prática o Boletim de Monitoramento da Covid-19 em Várzea Grande atualizado de hora em hora e que pode ser consultado no site oficial da Prefeitura Municipal pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br bem como todas as demais informações inerentes a Covid-19 na página especial.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, provavelmente, a cidade é pioneira no atual modelo em ofertar informações precisas quanto ao número de casos confirmados, os recuperados, os óbitos, internados e em isolamento domiciliar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para se chegar aos casos ativos, subtraia do total de casos confirmados, os recuperados e os que foram a óbito.

O resultado da subtração será dividido pelo número total de confirmados para se obter o percentual de recuperados e de óbitos. Já com os Casos Ativos definidos, se divide eles com os internados e em isolamento domiciliar para então se obter os devidos percentuais.

“É fundamental se saber os casos ativos porque eles são os que podem propagar a doença para outras pessoas, já que os curados e os em óbitos supostamente não contaminam mais novas pessoas, enquanto os ativos, internados ou em isolamento domiciliar, se não se cuidarem podem piorar seu quadro e contaminar pessoas sadias”, acrescentou.

Diógenes Marcondes sinalizou ainda que no Boletim do Governo do Estado divulgado na noite de segunda-feira passada, quando Várzea Grande em comparação com as outras 140 cidades de Mato Grosso que apareceram classificadas como moderada ou baixa, o município ficou com o 18º menor índice com 4,17%, o que demonstra os efeitos das medidas adotadas ao longo dos últimos dois meses.

NOVO DECRETO

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, baixou novo decreto prevento a retomada de alguns programas sociais executados pela municipalidade, vinculou o retorno das atividades escolares a uma decisão conjunta com o Governo do Estado, portanto, ainda sem previsão de retomada das aulas nas escolas públicas municipais particulares de Várzea Grande, autorizou ainda o funcionamento de cursos de idiomaas particulares com limitações no atendimento as pessoas, além de flexibilizar o horário de funcionamento das conveniências em postos de combustíveis desde que mantidos os serviços delivery e drive thru sem a venda para consumo no local.

“Estamos de forma paulatina adotando novas medidas para que haja o funcionamento de setores sem riscos de novas contaminações e que a vida volte ao normal para todos”, disse o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19), Silvio Fidélis.

Fonte: Folhamax