Em reunião com Mauro Mendes, ministro afirma que já há recursos para ‘destravar’ BRs

Fonte:

Em reunião com o governador Mauro Mendes, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que já possui recursos para “destravar” as obras nas BRs-158 e 242 em Mato Grosso.

A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (22.03), em Brasília. Mauro também esteve com o ministro em janeiro para tratar desses temas importantes para a Infraestrutura e Logística do estado.

O trecho de 120 km da BR-158 que precisa ser executado contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, e há anos não consegue liberação. Com isso, os caminhoneiros sofrem com atoleiros, buracos e congestionamentos.

Na BR-242, o principal problema é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licencas ambientais.

“O ministro, como sempre, muito gentil, competente, conhece do ramo e está muito empenhado para dar uma solução à 158. Nós estamos acreditando muito, porque essa foi uma das prioridades que colocamos para o presidente Lula resolver em Mato Grosso. O ministro, com a equipe do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], está empenhado em dar uma solução”, relatou o governador.

De acordo com o ministro Renan Filho, os recursos federais já estão disponíveis e agora só é necessário aguardar a resolução de entraves ambientais para iniciar as obras.

“São BRs fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso, da região do Araguaia. E nós vamos trabalhar duro para realizar essas obras, que é o que o presidente Lula tem a nós recomendado. Ele já garantiu os recursos e agora precisamos finalizar as autorizações ambientais dessa obra. No dia 28 de abril, estarei em Mato Grosso, se Deus quiser para dar notícias boas”, adiantou.

Também estiveram presentes os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes; a deputada federal Coronel Fernanda e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, além de prefeitos, vereadores e lideranças.