Usando os sites Hipernotícias e Expresso MT para divulgar fake news, o candidato a prefeito pela Coligação Gente que Faz, Miguel Vaz, mais uma vez tenta usar a Justiça para manipular informações mentirosas e desqualificar a pesquisa realizada, pelo Instituto Segmenta Dados, onde Luiz Binotti aparece com 51,26% dos votos válidos.
Os sites Hipernotícias e ExpressoMT foram obrigados a retirar a matéria do ar em 24 horas, sob pena de pagamento de multa diária e além de serem acionados judicialmente pela prática de fake news.
“Defiro a liminar para determinar a exclusão da veiculação das matérias questionadas presentes nos sites em prazo não superior a 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil pelo descumprimento”, traz decisão do juiz eleitoral de Lucas do Rio Verde, Cristiano dos Santos Fialho.
A Coligação Gente que Faz, de Miguel Vaz, sofreu derrota também ao imputar ao candidato Luiz Binotti a contratação da referida pesquisa. “Isso não existe, simplesmente é mentira e estão tentando, a todo custo, num ato de desespero, usar da Justiça e de fake news para confundir a população e manipular o resultado real da pesquisa”, declarou o advogado Flávio Caldeira Barra, pela Coligação Lucas no Rumo Certo.
Desde a divulgação da pesquisa (registrada sob o n.MT 03696/2020), e que traz Luiz Binotti com 51,26% das intenções de voto, o jurídico de Miguel Vaz tenta impugnar a pesquisa e teve o pedido negado tanto pelo juiz eleitoral Cristiano dos Santos Fialho quanto pelo próprio TRE “não houve qualquer ilegalidade na realização da pesquisa”, despachou o juiz Bruno D’Oliveira Marques.
Se as eleições fossem hoje o atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Binotti ganharia com 51,26% dos votos válidos contra 40,20% do segundo colocado, Miguel Vaz.