Os assentados receberam serviços médicos, odontológicos, oftalmológicos, confecção de documentos de identificação, oficinas de manutenção de máquinas, planejamento de alimentos, técnicas de higiene pessoal, saúde do homem e da mulher, vacinação, inscrição para programas de auxílio social, aferição de pressão arterial e outros serviços, além de atividades de lazer e oferecimento de alimentação aos presentes.
O prefeito Toni Dubiella e outros secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento: “nós sabemos da importância desse mutirão de atendimento para tantas áreas, principalmente para vocês aqui do ENA – que estão tão distantes dos centros urbanos” – destacou o prefeito, que agradeceu a todos e visitou cada uma das salas em que estavam sendo realizados os trabalhos.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) levou sua equipe de profissionais, desde Cuiabá, até o Nortão de Mato Grosso. As servidoras públicas Roselei Hendges da Cruz e Jania Rodrigues, da Superintendência de Cidadania da Setasc, prestaram serviços diversificados, como certidões de nascimento e casamento, plastificação de documentos e fotografia para Cédula de Identidade, entre outros atendimentos.
Também compareceu com equipe multidisciplinar a Secretaria de Assistência Social de Feliz Natal, com um considerável grupo de técnicos e servidores, que ajudaram a preparar e realizar o mutirão (a secretária Thaís Nicaretta acrescentou ainda uma homenagem às mulheres presentes – por causa do Dia Internacional da Mulher, comemorado um dia antes). Como exemplo de pessoas atendidas, Dona Noêmia de Souza tem 68 anos e veio de Goiás. Está no ENA desde 2002 e foi renovar sua carteira de identidade. Claudemir Minkuaski, aos 44 anos, nunca tinha usado óculos. Foi atendido e vai usar um equipamento multifocal porque tem limitações para enxergar perto e a distância: “gostei demais desse atendimento aqui no Assentamento, principalmente porque é gratuito nesse momento de dificuldades”.
Várias crianças também fizeram o exame e vão receber os óculos – o que certamente melhorará o aprendizado em sala de aula. Os óculos serão fornecidos pelo Senar para todos os que receberam a indicação do oftalmologista. O número de atendimentos foi grande em especial junto à orientação médica e correções odontológicas – atestaram os Drs. Genival Neves e James Yamashita.