O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, determinou que o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) será responsável por gerir o raio de Segurança Máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, onde estão presos criminosos de alta periculosidade.
A medida foi assinada na última sexta-feira (24) e publicada no Diário Oficial do Estado, que circula nesta segunda-feira (27).
Conforme a portaria, a decisão foi tomada para garantir a segurança, a disciplina e a ordem o raio de Segurança Máxima da PCE. Dessa forma, todo o gerenciamento administrativo e operacional será feito exclusivamente pelo GIR por tempo indeterminado.
No âmbito de suas funções, o GIR deverá cumprir uma série diligências, como garantir e monitorar a segurança e a disciplina do raio de segurança máxima, realizar revistas periódicas e assegurar o cumprimento rigoroso das normas e procedimentos administrativos e operacionais.
Além disso, o grupo está autorizado a implementar medidas emergenciais necessárias ao pleno restabelecimento da ordem e da segurança.
O GIR é um grupo de agentes de segurança treinados para atuar em situações de risco, como rebeliões e distúrbios. Os integrantes do GIR passam por treinamento físico e táticas de intervenção especializadas. O objetivo do GIR é garantir a segurança dos agentes e dos detentos em situações de crise.(HNT)