A Eletronorte pediu suspensão das obras realizadas pela prefeitura no Contorno Leste, em Cuiabá, o chamado rodoanel. Conforme a empresa, diversos acidentes que provocaram danos à estrutura de transmissão de energia já ocorreram, o que pode levar ao corte de energia e até mesmo queda da torre.
De acordo com primeiro documento assinado no dia 16 de setembro, uma equipe de manutenção em linhas de transmissão identificou que uma torre, localizada no Coxipó, sofreu um acidente que provocou danos em sua estrutura. Um trator de esteira bateu nos pés da torre 12.
Como a batida no pé da torre pode levar a queda, e até mesmo de outras próximas, a Eletronorte protocolou no dia 3 de agosto a interrupção imediata dos serviços na Secretaria Municipal de Obras Públicas.
No entanto, no dia 9 de setembro, a empresa identificou ao menos 11 torres que foram danificadas em acidentes causados por tratores das obras.
“A maneira que os trabalhos estão sendo realizados para implantação da Av. Contorno Leste irregularmente na faixa de servidão da LT 230 kV Coxipó Nobres – C1 está causando danos ao patrimônio público, podendo ocasionar quedas de torres, perda de confiabilidade e até de fornecimento de energia elétrica no Estado de Mato Grosso e acidentes com pessoas na região”, explicou.
Em segundo documento, encaminhado nesta segunda-feira (28), a preocupação é referente à altura dos cabos da torre e o viaduto. “É necessário contemplar no projeto a instalação de defensas em todas as torres da linha de transmissão, de maneira a evitar ou minimizar efeitos de eventuais colisões de veículos com essas estruturas”, solicita.
Além disso, a Eletronorte ainda repassou medidas necessárias para evitar possíveis acidentes entre as linhas de transmissões e as torres.
“Nos locais onde for necessária a realização de corte do terreno, ou seja, rebaixamento do grade da via de circulação, para as fundações destas torres deve ser considerada uma distância (raio) mínima de segurança de 8 m (oito metros) a partir de cada um dos 4 pés das torres (a partir da cantoneira do pé), de modo que nessa área não deve haver movimentação de terra, cortes ou ações similares. Á partir desses 8 m (oito metros) de distância devem ser previstas ações para evitar erosões, como por exemplo implantação de taludes e/ou estruturas de contenção”.
Contorno Leste
A avenida Contorno Leste, cuja obra foi lançada no dia 1º de agosto pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), será um corredor comercial que beneficiará cerca de 200 mil pessoas, de mais de 50 bairros da Capital.
O prazo de entrega é de 24 meses, com investimento de R$125 milhões. Veja abaixo o vídeo com o traçado da obra: serão 17,3km de extensão até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251):
Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Obras Públicas, que informou que dialoga com a Eletronorte sobre a execução da obra. Por se tratar de grande porte, é normal que impactos ocorram durante a execução. Veja a nota na íntregra:
Em relação a construção da Avenida Contorno Leste, a Secretaria de Obras Públicas informa que:
– A obra está em andamento, com diferentes frentes de trabalho atuando na etapa de limpeza ao longo da extensão da via.
– Por se tratar de uma obra de grande porte e que vai passar por mais de 50 bairros, é comum que a mesma gere impactos na mesma proporção.
– Sabedora disso, a Secretaria mantém um franco diálogo com todos os segmentos que acabam sendo afetados pela execução da obra.
– Nesse sentido, a Pasta destaca que já realiza uma tratativa técnica com a Eletronorte, em relação às interferências da obra nas torres de energia.
– O processo é parecido com o ocorrido na Avenida das Torres, onde também houve um acordo entre o Município e a concessionária de energia para que a obra de construção do viaduto não prejudicasse o serviço prestado pela mesma.
Fonte: Gazeta Digital